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Dicas da Dra. Shirley

Seguro de carro sem ter dor de cabeça

22/03/2004
Como comprar um seguro de carro sem ter dor de cabeça no futuro?

Antes de assinar o contrato:

  • Antes de contratar é importante checar se o corretor e a seguradora possuem registro na Susep. Isto pode ser feito pelo telefone 0800-218484.
  • É possível, também, saber se a empresa já foi judicialmente reclamada.
  • Solicitar e ler com atenção a minuta do contrato de adesão antes de assiná-lo é fundamental.
  • Embora haja uma legislação sobre o assunto, as empresa têm liberdade para decidir sobre preços, franquias e bônus. Por isso, antes de contratar, é muito importante avaliar a proposta de mais de uma corretora e de mais de uma seguradora.

Sobre os prazos

  • O prazo para aceitação do seguro deverá ser especificado na proposta, não podendo ser superior a 15 dias, contados da data do recebimento da mesma.
  • Havendo recusa, o valor pago deverá ser devolvido com atualização até a efetiva restituição, por meio de índice previamente determinado.
  • Se o contrato for feito fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem direito de arrependimento, no prazo de sete dias, previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.
  • Será considerado como data de início da cobertura de risco, a data indicada na proposta de seguro. Na falta desta, valerá a data do recebimento da proposta pela seguradora. Por isso, é importante que o segurado exija o preenchimento da data.
  • O prazo para liquidação do sinistro deverá ser previamente estabelecido, não podendo ultrapassar 30 dias, contados do cumprimento das exigências por parte do segurado. Assim, os procedimentos e documentos exigidos para solicitação do pagamento do sinistro devem ser especificados no contrato e o prazo de 30 dias (ou menos) será contado a partir da entrega dos documentos, sendo interrompido toda vez que houver solicitação de documentação complementar. Essa documentação complementar terá que ser justificada e fundamentada.
  • É muito importante que o consumidor relacione e protocole os documentos entregues na seguradora, como comprovante em eventual descumprimento do prazo pela seguradora.
  • É proibido estabelecer limite de prazo para comunicação de sinistros, mas o segurado deve fazê-lo o mais breve possível. Deve, também, exigir o laudo de vistoria prévia e nela deverá constar, obrigatoriamente, declaração de concordância do segurado em relação às avarias apontadas. Nos casos de veículos 0 Km, essa vistoria pode ser facultativa.

www.proconsumidor.org.br


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