Esta página já teve 126.847.630 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 26.160 acessos diários
home | entre em contato
 

Dicas da Dra. Shirley

Congelando Peixes e Frutos do Mar

11/06/2004



Os peixes para congelamento devem ser bem frescos ou já resfriados. Agora se eles se descongelarem durante o transporte, só podem ser congelados novamente em forma de pratos prontos. Os peixes podem ser descongelados no refrigerador, sob água corrente ainda embalados ou diretamente no forno.

Antes de congelar o peixe, limpe-o normalmente, remova as barbatanas e escamas. Faça um corte para poder retirar também as vísceras. Corte a cauda, a cabeça e lave bem.  Para o peixe pequeno, o ideal é congelá-lo por inteiro. E se ele for grande, você pode cortá-lo em postas ou filés.

Como a carne de peixe é delicada, recomenda-se preparar o peixe antes que esteja completamente descongelado. As postas e filés devem descongelar até que seja possível separá-las umas das outras. Em todos os casos, faça o descongelamento dentro da geladeira.

Assim como os peixes, os crustáceos ou moluscos comprados precisam ser frescos. 

O camarão deve ser congelado cru, sem a cabeça e limpo com uma solução feita com 1 colher de chá de sal para cada litro de água. Depois é só escorrer, e levar ao freezer em camadas. Quando o camarão estiver congelado, divida em sacos plásticos, de maneira que cada pacote contenha a quantidade necessária para uma refeição. Para descongelar, leve ao fogo baixo, deixando cozinhar por mais tempo do que o normal.

Os siris, caranguejos e lagostas devem ser bem limpos, escaldados por 15 minutos e resfriados rapidamente. Validade :
3 meses

Os mexilhões, ostras e vôngoles devem ser lavados em água corrente e levados ao fogo baixo em panela tampada sem água. Quando as conchas começarem a abrir, sacuda a panela. Retire os moluscos da concha e lave bem com salmoura. Coloque os moluscos dentro de um recipiente plástico, jogue por cima o líquido frio e coado que se formou na panela. Feche bem e leve ao freezer.

O polvo deve ser bem limpo, escaldado por 2 minutos e resfriado rapidamente. Descongele dentro da geladeira sem tirar da embalagem ou cozinhe diretamente conforme a receita. Validade : 6 meses.

Prato Feito


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos

Poítica de Privacidade