Esta página já teve 114.067.019 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.855 acessos diários
home | entre em contato
 

Pediatria/Criança

O que é laringite estridulosa?

26/03/2005
 

A laringite estridulosa e uma infecção que pode acontecer, criança com idade entre 3 meses e 3 anos. A infecção faz com que a garganta da criança produza muco. O muco fica seco e espesso, tornando mais difícil a respiração. A criança arfa por ar e emite um som alto agudo como um latido de cachorro (tosse de cachorro). A laringite estridulosa assusta mas geralmente não é perigosa. O vapor pode tornar o muco úmido e fino novamente. Algumas vezes você pode ajudar a criança a melhorar apenas com vapor (veja dicas de autocuidado). As crianças param de ter laringite estridulosa quando fica mais velhas, porque a traquéia cresce e se torna mais larga. A laringite estridulosa geralmente some em 3 a 7 dias e é pior à noite. Algumas vezes a criança apresenta sintomas de laringite estridulosa, mas algumas outra coisa está errada. A criança pode ter algum dos problemas abaixo:

Epiglotite. Parece com a laringite estridulosa mas é mais grave. Crianças acima de 3 anos podem ter epiglotite. Epoglotite é quando o pedaço de pele fica na parte de trás da garganta (a campainha) incha e bloqueia a garganta. Se a garganta fica bloqueada a criança não consegue respirar. Abaixo seguem-se alguns sinais de epiglotite:

  • Boca aberta, com língua para fora
  • Aumento de quantidade de saliva
  • Cabeça pendurada para baixo
  • Mandíbula esticada ao respirar
  • Febre
  • Recusa da criança em se deitar preferindo a posição sentada.

Alguma coisa pode estar presa na traquéia da criança peça ajuda imediatamente se isto acontecer.

Prevenção

Coloque um vaporizador ou umidificador próximo a cabeceira da cama da criança se ela estiver com laringite estridulosa. Faça isso varias noites seguidas. Limpe-o diariamente.

Perguntas a fazer

A criança apresenta algum destes problemas?

- Dificuldade para respirar
- Não consegue engolir

seta_sim.gif (1030 bytes) img_socorro.gif (1741 bytes)
seta_nao.gif (1054 bytes)
   

A criança esta agindo de alguma das maneira abaixo?

- Babando
- Respirando pela boca
- Esticando o maxilar
- Arfando

seta_sim.gif (1030 bytes) img_socorro.gif (1741 bytes)
seta_nao.gif (1054 bytes)
   

Os lábios e as unhas da criança estão ficando azuis ou escuro?

seta_sim.gif (1030 bytes) img_socorro.gif (1741 bytes)
seta_nao.gif (1054 bytes)
   

A criança ainda emite sons como a tosse de cachorro e tem dificuldade para respirar depois de você ter usado vapor por 15 minutos ou mais, ou Saído com a criança de casa, colocando-a sob o ar frio da noite por 15 minutos.

seta_sim.gif (1030 bytes) img_socorro.gif (1741 bytes)
seta_nao.gif (1054 bytes)
   
A criança faz um barulho alto de um assobio ou tosse de cachorro? seta_sim.gif (1030 bytes) img_socorro.gif (1741 bytes)
seta_nao.gif (1054 bytes)
   
img_socorro.gif (1741 bytes)
   

Dicas de auto cuidado

Não entre em pânico. Você pode ajudar a criança a se acalmar se ficar calma. Segure a criança para confortá-la a traquéia poderá abrir um pouco se a criança relaxar. Use um chuveiro ou banheira: Entre no banheiro com a criança e feche a porta. Ligue a água quente do chuveiro banheira e da pia. Deixe o vapor encher o ambiente. Não coloque a criança no chuveiro/banheira. Sente-se no vaso sanitário ou em uma cadeira, com a criança no colo (Não sente no chão). Leia um livro ou brinque com a criança. Isto ajudará a passar o tempo. Abra a janela e deixe o ar frio entrar. Isto ajudará a formar mais vapor. Fique no banheiro por 15 minutos. Ou saia com a criança se o ar estiver frio. Deixe-a respirar o ar frio da noite. Chame/procure atendimento de emergência se isto não ajudar. Use um vaporizador no quarto da criança. Os vaporizadores de "ar frio " são mais seguros do que os de ar quente. Use água destilada e não água filtrada. Limpe o vaporizador diariamente. Dê muito liquido claro, como suco de maçã e chá para a criança beber. Aqueça o líquido primeiro. Líquidos mornos ajudam a soltar o catarro. O choro é um bom sinal. Significa que a criança esta melhorando.

LINCX


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos

Poítica de Privacidade