Minerais - Manganês auxilia produção de soja
Esta página já teve 115.800.749 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.697 acessos diários
home | entre em contato
 

Minerais

Manganês auxilia produção de soja

11/03/2004

  


Foto: Agência Notisa

Aplicação do metal no solo e, sobretudo, nas folhas, aumenta rendimento e qualidade das sementes do vegetal

A aplicação de manganês nas folhas da soja ou no solo onde esse vegetal é cultivado melhora o rendimento e a qualidade das sementes. Essa é a conclusão de um estudo realizado por Eliseu Norberto Mann, da Universidade Federal de Sergipe, em conjunto com pesquisadores da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais. Os resultados desse trabalho foram apresentados em artigo da edição de dezembro de 2002 da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira.

De acordo com o artigo, o manganês e outros micronutrientes participam de sistemas metabólicos da planta responsáveis pela formação de lipídeos e proteínas, assim como pela estruturação das membranas celulares. “O manganês desempenha papel fundamental na elongação celular”, explicam Eliseu e sua equipe no artigo. Além disso, esse metal “participa como catalisador em atividades enzimáticas”, afirmam. Elongação é o mesmo que crescimento. Já as enzimas são responsáveis por reações químicas nos organismos e catalisadores são substâncias que aumentam a velocidade destas reações. 

Solos naturalmente pouco férteis, intensamente submetidos a técnicas agrícolas e onde há uso excessivo de calcário e fosfatos, em geral, são pobres em manganês. “O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da aplicação do manganês nas folhas e no solo sobre o rendimento e a qualidade das sementes das cultivares de soja Conquista e Garimpo”, dizem Eliseu e sua equipe no artigo. Os pesquisadores investigaram cerca de 140 plantas cultivadas na cidade mineira de Ijaci. As sementes colhidas passaram por processos de limpeza e secagem. “As danificadas foram descartadas e as demais mantidas para análises posteriores”, contam no artigo.

Como conseqüência da aplicação de manganês no solo e, sobretudo, nas folhas, Eliseu e sua equipe constataram “aumentos na produtividade, na germinação, no vigor e nos teores de proteína e óleo das sementes”. “Cabe ressaltar a importância de teores adequados de proteína e óleo nas sementes, pois esses elementos são responsáveis pela determinação da qualidade e quantidade dos produtos finais, como o farelo e o óleo de soja”, comentam os pesquisadores no artigo.

Fonte:Agência Notisa 
www.notisa.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~