Dietas/Emagrecimento - Dieta para os triglicérides
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Dietas/Emagrecimento

Dieta para os triglicérides

11/04/2004

Triglicéride é o nome dado às gorduras em geral.


Existem dois tipos de triglicéride:


  • exógenos: são as gorduras que são absorvidas após as refeições;
  • endógenos: são formados no fígado, a partir de certos alimentos e bebidas ricas em açúcar e álcool.

A hipertrigliceridemia ocorre quando o nível de triglicérides no sangue excede a 200 mg/dL.


Para o tratamento e controle da hipertrigliceridemia de origem endógena, são necessárias algumas alterações na alimentação, principalmente quanto aos alimentos ricos em carboidratos.


Os carboidratos podem ser:
  • Simples: são os açúcares (glicose, frutose, sacarose, lactose e maltose);
  • Complexos: são os amidos presentes nos cereais, tubérculos e leguminosas.

Entre os carboidratos simples, o açúcar comum (a sacarose) e a frutose são os que mais contribui para a formação de triglicérides.


Alimentos que devem ser evitados mais rigorosamente são:


  • Açúcar, mel e doces em geral (bolos, sorvetes, geléias, balas, pudins, frutas em calda, goiabada, biscoitos doces entre outros).
  • Refrigerantes e os sucos artificiais adoçados com açúcar ou mel;
  • Bebidas alcoólicas.

Lembre-se

Você pode utilizar produtos dietéticos, mas não abuse na quantidade.


Os carboidratos complexos devem ser controlados especialmente em caso de obesidade.


Os alimentos fontes de fibras dietéticas como cereais integrais, verduras, legumes e frutas auxiliam no controle de triglicérides.


Além dos cuidados específicos para o controle da hipertrigliceridemia, devemos manter sempre uma alimentação saudável, consumindo diariamente: arroz, feijão, carnes, hortaliças, frutas e leite desnatados ou derivados.


InCor - HCFMUSP


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Publicado por: Dra. Shirley de Campos
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