Dietas/Emagrecimento - Dieta para o colesterol
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Dietas/Emagrecimento

Dieta para o colesterol

11/04/2004

O que fazer se seu colesterol está alterado?

 

Colesterol e as doenças do coração


O colesterol é insolúvel no sangue e para ser transportado até os tecidos e órgãos é necessário que ele se ligue a outras substâncias, formando partículas maiores chamadas lipoproteínas.

O colesterol exerce importantes funções no organismo, tais como produção de hormônios sexuais e fabricação de vitamina D. Assim, o colesterol existe em todos os seres animais, incluindo os humanos. Em quantidades excessivas, acima de 240 mg/dL, passa a exercer importante papel do desencadeamento da aterosclerose das artérias (coronária, aorta etc).

As análises laboratoriais das lipoproteínas incluem as seguintes frações:

HDL (lipoproteína de alta densidade)
É conhecido popularmente como "colesterol bom". Tem a função de conduzir o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito.

LDL (Lipoproteína de baixa densidade)
É conhecido popularmente como "colesterol ruim". Faz o papel inverso do HDL, depositando o colesterol em todas as células. Está associado ao início e à aceleração do processo de aterosclerose.

VLDL (Lipoproteína de muito baixa densidade) É um veículo de transporte dos triglicérides do fígado para outros tecidos.

Níveis de Colesterol Total, LDL-colesterol e HDL-colesterol:


  Níveis de Colesterol Total, LDL-colesterol e HDL-colesterol:   
Colesterol total (mg/dL) Categoria
Menor que 200 Desejável
200 a 239 Limítrofe
Maior ou igual a 240 Alto
 
LDL Colesterol (mg/dL) Categoria
Menor que 100 Ótimo
100 a 129 Quase ótimo
130 a 159 Limítrofe alto
160 a 189 Alto
Maior ou igual a 190 Muito alto
 
HDL Colesterol (mg/dL) Categoria
Menor que 40 Baixo
Maior ou igual a 60 Protetor

Fonte: III Painel de Tratamento de Adultos, 2001 - EUA


O perigo está no excesso de LDL.

As gorduras saturadas encontradas principalmente em alimentos de origem animal (carnes, gema, leite integral, manteiga, creme de leite, queijos) e em alimentos industrializados (bolachas, chocolates), devem ser substituídos pelas gorduras poliinsaturadas, encontradas em óleos vegetais (girassol, milho, canola, soja, oliva), margarinas cremosas e em certos óleos de peixe.

As gorduras poliinsaturadas não são produzidas no organismo e devem ser obtidas pela alimentação, pois são fundamentais para o bom funcionamento do organismo e ajudam a reduzir o colesterol total, diminuindo os níveis de LDL.

Devemos, ainda, evitar as gorduras trans encontradas nas gorduras hidrogenadas, margarinas duras e produtos de padaria cremosos e com coberturas.


Alimento Prefira Modere Evite
Laticínios Leite e iogurte desnatados, queijo branco fresco, ricota, "cottage", queijos "light Leite tipo C, semidesnatado Leite e iogurtes integrais, queijos amarelos (prato, mussarela, provolone, parmesão, etc)
Cereais, tubérculos Arroz, batatas, cará, inhame, macarrão, pães, bolachas de água e de água e sal Bolos simples, pão doce, bolacha maisena, bolacha de leite Massas com ovos ou preparações com creme de leite, requeijão, gordura vegetal ou manteiga, croissant, pães recheados com cremes ou com cobertura de chocolate ou coco, biscoitos amanteigados
Carnes Peixes, aves sem pele, carnes magras Embutidos de peru, mariscos, lagosta, ostra, mexilhão, camarão, polvo Carnes gordas, miúdos (fígado, moela, rim, língua), embutidos (lingüiça, salsicha, mortadela, salame, presunto), lula, "escargot"
Ovos Clara de ovos Preparações que contenham gema, inclusive ovos com reduzido teor de colesterol Alimentos que contenham grande quantidade de gema como: quindins, fios de ovos
Frutas e hortaliças Frutas e hortaliças frescas __ Coco, pratos preparados com creme de leite, manteiga, manteirina, requeijão ou queijos gordurosos
Óleos e gorduras Canola, girassol, milho, soja, azeite de oliva, margarinas "light Nozes, avelãs, abacate, azeitonas, margarinas cremosas Gordura hidrogenada, manteiga, manteirina, bacon, banha de porco, gordura de coco, óleo de dendê, creme de leite
Diversos Picolé de frutas, "frozen", "sorbet", iogurte, doces de frutas __ Sorvetes cremosos, chocolate, torta e bolos confeitados

Invente pratos com baixos teores de gordura e adapte suas receitas. Use a criatividade, coloque em prática os conhecimentos adquiridos.

Lembre-se:


  • consuma, no máximo, duas gemas de ovo por semana;
  • consuma carnes vermelhas, aves e peixes como complementos de outros alimentos e não como "prato principal";
  • dê preferência às carnes brancas magras (aves e peixes), consumindo-as, no mínimo, 3 a 4 vezes por semana;
  • coma mais feijões, lentilha, ervilha, grão-de-bico, frutas, verduras, legumes e cereais integrais, pois são importantes fontes de fibras alimentares;
  • use pouco óleo no preparo de alimentos; prefira grelhados, assados, ensopados em vez de frituras;
  • faça, pelo menos, três refeições por dia, não esquecendo de consumir leite desnatado, cereais, frutas, verduras, legumes, carnes magras, feijões e substitutos (lentilha, ervilha, grão-de-bico);
  • ao comer fora de casa, não deixe de obedecer a sua dieta. Proteja seu coração, tendo uma alimentação saudável.

Exemplo de cardápio saudável com 1800 Calorias e 200 mg de colesterol
  Café da manhã
Alimento Quantidade
Café com leite desnatado com açúcar 1 xícara das de chá
Pão francês com margarina 1 unidade
Melão 1 fatia
 
  Almoço
Alimento Quantidade
Arroz 4 colheres das de sopa
Feijão 4 colheres das de sopa
Bife grelhado 1 bife médio
Vagem refogada 3 colheres das de sopa
Salada de cenoura ralada 3 colheres das de sopa
Kiwi 2 unidades
 
  Lanche da tarde
Alimento Quantidade
Café com leite desnatado com açúcar 1 xícara das de chá
Pão francês com margarina 1 unidade
 
  Jantar
Alimento Quantidade
Arroz 4 colheres das de sopa
Ervilha na margarina 4 colheres das de sopa
Pescada assada 1 unidade média
Brócolis ao alho e óleo 2 ramos grandes
Salada de alface 6 folhas
Com tomate 1 unidade
Laranja 1 unidade
 
  Lanche da noite
Alimento Quantidade
Leite desnatado com açúcar 1 xícara das de chá
Bolacha água e sal 3 unidades

InCor - HCFMUSP


 


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Publicado por: Dra. Shirley de Campos
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