Minerais - Água tratada com flúor reduz incidência de cárie
Esta página já teve 116.534.014 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.680 acessos diários
home | entre em contato
 

Minerais

Água tratada com flúor reduz incidência de cárie

11/04/2004


A água tratada para consumo humano é, também, um excelente condutor de medidas preventivas contra outros agravos para a saúde. É o caso da cárie, que pode ser evitada – ou ter sua incidência reduzida - com a ingestão de água tratada com flúor.

Neste caso é necessário que as estações de tratamento façam a fluoretação da água a ser distribuída para a população. A saúde bucal é um dos programas prioritários do governo federal e uma de suas bases é a fluoretação da água.

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) apóia os municípios, técnica e financeiramente, para que implantem o tratamento com flúor nos seus sistemas de abastecimento de água.

Na semana em que se comemorou o Dia Mundial da Água, técnicos da Fundação traçaram estratégias para dinamizar a fluoretação da água nos municípios que ainda não utilizam esta solução nos seus sistemas de abastecimento.

A Funasa é pioneira na fluoretação da água para consumo humano, iniciada na década de 50, no Espírito Santo.


Saúde bucal

A meta até 2006, do Programa de Política Nacional de Saúde Bucal, é promover a fluoretação da água em todos os municípios que têm estações de tratamento e distribuição de água que ainda não utilizam o flúor em águas de abastecimento.

A fluoretação permite uma redução de 60%, em média, da prevalência da cárie, ao custo de R$ 1,00 por habitante/ano.
A primeira cidade brasileira a contar com o processo de fluoretação foi Baixo Guandu, no Espírito Santo, em 1953. A cidade foi selecionada por apresentar, na época, precária situação de saúde oral da criança. Dez anos depois, constatou-se redução em torno de 62,3% no índice de cáries em crianças de seis a 14 anos na cidade.

A cárie dental é uma doença irreversível, de alta incidência e alta prevalência, que preocupa os técnicos que atuam na área de saúde pública. Apenas o resfriado comum e as doenças de pele ganham da cárie.

A medida preventiva de comprovada eficácia é a fluoretação controlada da água de abastecimento público, além de beneficiar, indistintamente, a todas as crianças, independente de classe econômica, social e educacional ou dos esforços de pais e educadores. E os seus resultados se mantêm durante toda a vida.

FUNASA Notícias


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos