Dermatologia/Pele - Vírus da pele é apontado como tratamento contra a acne
Esta página já teve 114.646.093 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.780 acessos diários
home | entre em contato
 

Dermatologia/Pele

Vírus da pele é apontado como tratamento contra a acne

25/04/2004





Um vírus bacteriófago existente na pele humana pode ser a base para um tratamento natural contra a acne, segundo um estudo divulgado hoje, quinta-feira, pelo Centro de Pesquisa da Pele da Universidade de Leeds (centro da Inglaterra).

Este vírus, que é gerado na epiderme, ataca naturalmente a bactéria que, através de substâncias gordurosas, dá lugar a espinhas e inflamação da pele, sintomas próprios da acne.

Segundo o médico Richard Bojar, do Centro de Pesquisa da Pele, "a vantagem de desenvolver um tratamento com um vírus que é criado de forma natural para combater a acne é que esse vírus é específico para a bactéria da acne", e não terá efeitos colaterais.

Assim, o inovador tratamento seria menos nocivo que produtos como antibióticos e pílulas anticoncepcionais utilizados atualmente.

"A indústria cosmética tende a produzir cremes e géis suaves para a pele. Nós preferimos estes produtos a antibióticos e outras substâncias", dissew Bojar.

A equipe da Universidade de Leeds desenvolverá um gel com uma alta concentração do vírus e espera testar o tratamento em pacientes no final do verão.

Alison Dudley, do Grupo de Apoio à Acne do Reino Unido, disse que são necessários novos tratamentos já que, na sua opinião, "estamos nos anos negros da acne".

UOL


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos