Receitas Kasher/Cozinha Judaica - Cozinha judaica
Esta página já teve 116.537.513 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.681 acessos diários
home | entre em contato
 

Receitas Kasher/Cozinha Judaica

Cozinha judaica

30/05/2004

     

 Aproveitando a comemoração do Ano-Novo judaico (Rosh Hashanah) de 5763, que começa no pôr-do-sol do dia 06 de setembro, selecionamos alguns pratos muito especiais da Cozinha Judaica.

Receitas tradicionais como o guildene que pode ser servido com Mondelech, uma massinha frita para sopa, após o Yom Kippur, para quebrar o jejum de 25 horas. Considerada a data mais importante do calendário religioso judaico, o Yom Kippur (Dia do perdão) é celebrado 10 dias após o Ano-Novo.

Baseada num código do livro sagrado dos judeus (Kashrut), a cozinha judaica não permite o consumo de certos alimentos como porco, crustáceos, e a mistura de carne e leite, ou seus derivados, na mesma refeição. Os mais ortodoxos separam até geladeiras, pratos e talheres para carne e leite. Há ainda o controle dos alimentos, inclusive os industrializados, que devem ser "kasher", ou seja, inspecionados por rabinos, de acordo com as normas do Kashrut. Todas essas regras, no entanto, não impedem que se desfrute dessa culinária riquíssima, que traz a influência de várias partes do mundo.

O Guefilte Fish, uma receita de avó, é um prato clássico do Ano-Novo judaico. "... em qualquer lar judeu do mundo, não há ocasião especial sem Guefilte Fish". Comer peixe nesta ocasião, aliás, é tradicional (o peixe nada sempre para a frente), sendo costume servir a cabeça para a pessoa mais velha da família. As rodelas de cenoura simbolizam as moedas.

Nas mesas de famílias judaicas não pode faltar mel no Ano-Novo. Costuma-se mergulhar maçãs no mel. É a garantia de um ano doce. Shanah Tovah (Feliz Ano-Novo)! 

 Revista Água na Boca

http://culinaria.terra.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos