Receitas Kasher/Cozinha Judaica - O Rosh Hashaná
Esta página já teve 115.953.878 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.694 acessos diários
home | entre em contato
 

Receitas Kasher/Cozinha Judaica

O Rosh Hashaná

05/06/2004
Rosh Hashaná - 5764

Embora a ênfase comumente aceita como característica marcante na festa de Rosh Hashaná seja o caráter de contagem de ano , uma espécie de "Reveillon Casher", não é esse o sentido que consta na Torah para essa importante e significativa festa.
Isso pode chocar a muitas pessoas , mas infelizmente o sentido pleno dessa festa não é corretamente ensinado nas escolas judaicas e raramente é mencionado pelas lideranças religiosas tradicionais.
O dia que se aproxima é chamado na Torah de Yom Hazikaron (o dia da lembrança) e Yom Teruá (o dia do toque do Shofar) e não tem qualquer alusão ao calendário.
O termo Rosh Hashaná (literalmente significa cabeça do ano) sequer aparece na Torah
Evidentemente esse sentido de cabeça do ano foi dado pelos rabinos que após o exílio da Babilônia fizeram essa modificação. Rosh significa cabeça no sentido de começo e Shaná ano. Literalmente começo do ano. Ganhou esse titulo quando os rabinos criaram o calendário civil. Esse calendário virou padrão. Eles colocaram o Tishrei como primeiro mês e não Nissan.
A Torah refere-se ao mês de Nissan (onde celebramos o Pessach) como o primeiro mês do ano.
Portanto o primeiro dia de Tishrei (o sétimo mês) é mencionado na Torah como o dia sagrado, o dia da lembrança ( Yom Hazikaron) e o dia do toque do Shofar (Yom Teruá)
E agora ? Devemos comemorar ? Devemos comemorar sim ! Que seja Rosh Hashaná ou Yom Teruá , temos uma oportunidade espiritual nas mãos e não devemos jogar fora.
Quando temos sede, não descartamos um copo de água que porventura nos tenha sido oferecido. Quando estamos nos afogando e nos jogam um colete salva vidas , não desprezamos essa oportunidade e nos agarramos na bóia com toda a força que temos. Quando estamos desempregados não recusamos uma boa oferta de emprego.
E quando estamos perdidos, sem direção ? E derrepente D-us agenda conosco uma oportunidade espiritual para reconciliarmos com ele ? O que devemos fazer ? Descartar ? Ou beber a água com volúpia? A opção é nossa!
Esse é o dia ! O dia de reconhecer a soberania de D-us , o dia de ouvir o alerta que vem antecipado pelo toque do Shofar !
Ouvir com os ouvidos, mas entende-lo com o coração. E se ouvimos com o coração , então saberemos que é preciso obedecer. É preciso capitular ! Render-se ! Submeter-se a ordem de D-us !
Em Apocalipse 4:1-2 fica ratificado que o toque do Shofar é para anunciar algo ou intervenção divina...
É uma mitzvah ouvir o Shofar
Que seu nome seja inscrito (selado) no livro da vida. Essa é a tradução de Shaná tova Tikateivu
Que livro é esse ? Onde eu compro esse selo ???
Acredita-se que o conceito de Sefer Hayim possa ter sido adotado na tradição judaica por influencia babilônica. Outros acreditam num registro antigo de Judá onde foi guardado os dados do recenseamento

No Talmud , o conceito de julgamento diz o seguinte:

3 livros são abertos no Rosh Hashaná . Um para os justos, outro para os pecadores e outro para os intermediários. Os justos são inscritos no livro da vida, os pecadores no livro da morte e os intermediários num livro especifico. Esse intermediários são suspensos até o Kippur. Se eles se arrependerem vão o livro da vida senão para o da morte.

No Mazchor existe referencias ao livro da vida com uma prece chamada: Zakhrenu Le-Haim, lembre de nós e nos escreva no livro da vida.

De acordo com o pensamento rabínico, a Teshuvah, a Tefillah e Tzedakah garantem a inscrição no livro da vida.

Mas a visão do Tanach é distinta. Veja o que diz D-us em Êxodo 32:31-33 .Logo concluímos que o livro da vida é de autoria e manutenção de D-us.

O que está escrito no livro ? De acordo com a Bíblia , esse é o grande "database" de D-us. Tudo está escrito !

O Rei David diz que até as nossas lagrimas são guardadas nesse mega-arquivo celestial. Podemos ver isso no Salmo 56:8 . David Hamelech fala que nós nem éramos nascidos e nossos dias foram escritos como consta no Salmo 139:16

Mas temos um problema ! Um grande problema , pois todos pecaram como fala no Tanach o profeta Isaias em 59:2

Então todos serão riscados ? D-us é justo. D-us é misericordioso . Existe um escape. O escape é a expiação dos pecados . Nós podemos escolher estarmos inscritos nesse livro. É uma questão de decisão.

Com o fim do Templo os sacrifícios cessaram os rabinos racionalizaram dizendo que Tzedakah e Tefilah equivalem a restaurar o templo. Mas a bíblia não ensina isso ! A Torah não ensina isso !

O sacrifício acabou porque Yeshua foi o Korban definitivo. Ele levou nossas iniqüidades. Só ele tem a prerrogativa concedida por D-us para nos recolocar no livro da vida.

Yeshua disse que aqueles que crêem que ele é o maschiach terão seus nomes escritos no céu como consta em Lc 10:16-20

Em Apocalipse 3:5 fica claro quem é o administrador desse database chamado livro da vida. Ele mesmo , Yeshua Hamashiach

Mais adiante em Apocalipse 21:27 , o Sefer Haim pertence ao korban !

Portanto dizer Shana tova tikatevu é a maneira que queremos te abençoar ! Pois estamos declarando que você seja inscrito no livro da vida do cordeiro ! Que todos sejam selados , e esse selo necessariamente passa pela questão de identificação do mashiach. A decisão é sua , depende de você, você tem o livre arbítrio, você tem a oportunidade, o colete salva-vidas foi lançado, só depende de você agarrá-lo...

www.judaismomessianico.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~