Receitas Kasher/Cozinha Judaica - Rosh Hashaná-ano novo judaico
Esta página já teve 114.977.195 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.745 acessos diários
home | entre em contato
 

Receitas Kasher/Cozinha Judaica

Rosh Hashaná-ano novo judaico

16/06/2004

                             

 

 

 

            O início do ano judaico tem como data o dia 1º de Tishrei –quando festejamos rosh hashaná. Iniciamos a contagem dos anos neste dia, uma vez que nesta data adam e chavá foram criados.

                interessante notar que não marcamos como inicio o primeiro dia da criação, senão o sexto! Isto porque a criação do mundo inteiro, minerais, vegetais e animais, não tem propósito até que o ser humano foi criado. É ele quem forma e dá objetivo a tudo o que o rodeia, como um artesão molda suas peças.

                a cada rosh hashaná, d’us verifica nossos atos, nossa utilização do potencial do mundo. É nosso dever fazer bom uso dos instrumentos que nos são dados – bens materiais, saúde, qualidade e intelecto são distribuídos á humanidade.

                cabe a cada um de nós se esforçar durante o ano para que em rosh hashaná, d’us julgue nosso empenho em tornar o mundo cada vez melhor. Assim, ele nos presenteará com mais ferramentas para seguirmos fazendo o bem.

                é costume levarmos á mesa nas duas noites do chag alimentos doces, ricos e fartos de caráter simbólico: cabeça de peixe ou carneiro, significando que preferimos ser “a cabeça e não o rabo”, mel e maça, representando um ano doce; cenoura e feijão roxo em abundância; tâmara, alho-poró e acelga representando a queda dos nossos inimigos; romã aludindo a méritos de mitsvot.estes simbolos materializam nossos sentimentos e formulam pedidos de bênção, paz e elevação espiritual como individuo e parte do povo judeu.

 

 

do Livro Kasher com Prazer


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos