Tabagismo/Fumo/Cigarro - Fumo e radioatividade
Esta página já teve 114.990.918 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.742 acessos diários
home | entre em contato
 

Tabagismo/Fumo/Cigarro

Fumo e radioatividade

30/07/2004

VOCÊS SABIAM QUE NA FUMAÇA
DO CIGARRO TEM RADIOATIVIDADE ?

                  

"Hiroshima em nossa casa"

cartoon11.jpg (31131 bytes)
ilustração de Kamil Yavuz ©- Turquia

Já foi demonstrada a presença de Urânio, Tório, Polônio-210, Potássio-40, Bismuto-212, Bismuto-214, Chumbo-212, Chumbo-214, Césio-134, Césio-137, Acroleína-228 e Plutônio, substâncias radioativas, na fumaça dos cigarros.

A quantidade equivale, para um fumante médio, a ter feito 350 radiografias por ano, ou seja, é como se o fumante tivesse se exposto ao Raio X, 350 vezes.Era comum, no retorno de um paciente para quem solicitávamos tomografias simples, exame utilizado antigamente para esclarecer um câncer de pulmão, ouvir a sua reclamação por ter se submetido a umas dez ou doze radiografias. Não sabendo ele que, dos seus 10, 20, 30 anos de fumante, foi como se tivesse feito 350 em cada ano.

Uma das substâncias cancerígenas mais conhecidas e temidas até pouco tempo era o Benzopireno. Perto da capacidade destas substâncias radioativas, o benzopireno é brincadeira de criança (da Família Adams, é claro).

Universidade Stanford, EUA

Pesquisa aponta que existem vários fatores para alguém alcançar os 65 anos de idade. O principal deles é o seu estilo de vida. Consumir tabaco é um imenso obstáculo para alcançar-se esse objetivo.

O físico nuclear, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, João Arruda Neto, após publicar e divulgar seus testes de radioatividade em várias marcas de cigarros nacionais, declarou à imprensa: "eu fiz a minha parte, agora lavo as mãos. O mínimo que posso esperar é que a venda de cigarros seja interrompida e que o produto seja submetido a maiores estudos".

Na visão da artista plástica Mônica Barki, o fumo é considerado o monstro da figura acima.

E, enquanto tem gente sensível tendo esta visão do problema, uma multidão de interessados em faturar muito dindinmoneymoneymoneymoney faz de tudo para convencer mais e mais pessoas de que fumar é muito legal. Na Espanha, por exemplo, todos os grandes prêmios de motovelocidade têm o nome de Grande Prêmio Marlboro, seja na Catalunha, em Jerez ou em Valência...

A publicidade de tabaco para os jovens faz o monstro parecer amigo.

www.cigarro.med.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos