Minerais - Museus do Brasil, que exibem variadas coleções vinculadas à geologia e à mineração
Esta página já teve 117.259.551 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.629 acessos diários
home | entre em contato
 

Minerais

Museus do Brasil, que exibem variadas coleções vinculadas à geologia e à mineração

06/09/2004
 
Museus - Brasil



Museu de Geociências. Instituto de Geociências - IGC. Universidade de São Paulo - USP  
http://www.igc.usp.br/museu/
Vinculado ao IGC da USP, este Museu, oriundo do antigo Museu de Mineralogia desta Universidade, existente desde 1934, possui em seu acervo mais de 10.000 amostras de minerais, minérios, gemas, rochas, fósseis, espeleotemas e meteoritos, entre estes o Itapuranga, o terceiro maior do Brasil. A página traz um histórico e informações gerais sobre o Museu, suas principais atividades e eventos. Também dá acesso a um sumário de informações sobre geologia, minerais, rochas, gemas, fósseis, meteoritos e cavernas. Oferece links para outros museus relacionados àrea.
Contato: mugeo@edu.usp.br

Museu de Geociências. Instituto de Geociências. Universidade de Brasília - UnB  
http://www.unb.br/ig/exte/museu.htm
Vinculado ao Instituto de Geociências da UnB, e funcionando desde 1965, este Museu universitário possui em seu acervo mais de 1.000 amostras de minerais, gemas, fósseis e meteoritos procedentes de várias regiões brasileiras. A página traz informações e dados sobre a natureza do material exibido pelo Museu, com destaque para algumas peças.
Contato: rxedi@unb.br

Museu de Geologia. Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Superintendência Regional de Porto Alegre - CPRM/SUREG-PA  
http://www.cprm.gov.br/sureg-pa/museu.html
Criado em 1995, vinculado à CPRM/SUREG-PA, e localizado na cidade de Porto Alegre, este Museu está voltado principalmente para o atendimento ao público escolar. A página traz informações gerais sobre o museu e dá acesso a artigos sobre geologia e orientações para colecionadores.
Contato: museugeo@portoweb.com.br

Museu de Minerais e Rochas "Heinz Ebert". Universidade Estadual Paulista - UNESP  
http://www.rc.unesp.br/museudpm/
Vinculado ao Departamento de Petrologia e Metalogenia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas - IGCE da UNESP, Campus Rio Claro, este Museu foi criado na década de 1970, e teve seu acervo formado a partir dos trabalhos desenvolvidos pelo geólogo alemão Heinz Ebert no Departamento Nacional da Produção Mineral, no Rio de Janeiro, desde 1950. A página traz um histórico do Museu e informações sobre o acervo e condições de atendimento. Permite agendamento de visitas online e dá acesso a um banco de dados sobre rochas e minerais. Também mantém um chat e oferece links para sites sobre geologia.
Contato: museumr@rc.unesp.br

Museu de Mineralogia e Petrologia "Luiz Englert". Instituto de Geociências. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  
http://www.museumin.ufrgs.br/porsite.htm
Vinculado ao Instituto de Geociências da UFRGS, este Museu teve sua origem na coleção de minerais e rochas, reunida desde 1909 pelo engenheiro Luiz Englert em seu trabalho no Gabinete de Mineralogia da antiga Escola de Engenharia gaúcha. A página traz um histórico e informações sobre o acervo. Também dá acesso aos portais de Minerais, das Rochas e Comercial (em inglês), além de oferecer links para outros sites relacionados, inclusive de museus de mineralogia e paleontologia no Brasil e no exterior.
Contato: teofrank@vortex.ufrgs.br

Museu Geológico e Cartográfico de Osório. Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Superintendência Regional de Porto Alegre - CPRM/SUREG-PA  
http://www.cprm.gov.br/sureg-pa/mgco.htm
Criado em 1999 a partir da coleção particular de rochas, minerais e mapas topográficos do litoral sul-riograndense e diversos países, é vinculado à CPRM/SUREEG-PA, e localizado na cidade de Osório. A página traz informações gerais sobre o museu, endereço e telefone de contato para agendamento de visitas.
Contato: museugeo@portoweb.com.br

Museu Geológico Valdemar Lefèvre. Instituto Geológico - IG. Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Governo do Estado de São Paulo  
http://www.igeologico.sp.gov.br/museu.asp
Vinculado ao IG da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, o acervo deste Museu, composto de amostras de minerais, rochas, fósseis, objetos e documentos, começou a ser coletado há mais de um século, a partir das pesquisas desenvolvidas pela Comissão Geográfica e Geológica deste estado, que funcionou de 1886 até 1931. A página permite uma visita virtual à coleção de minerais fósseis e traz informações sobre o agendamento de visitas.
Contato: igeologico@igeologico.sp.gov.br

Museu Nacional  
http://acd.ufrj.br/museu/
Criado em 1818 por D. João VI, e vinculado desde 1946 à Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, é o mais antigo e o maior museu de história natural do Brasil. Suas coleções abrangem as áreas de história natural, arqueologia, etnologia, botânica, entre outras. Mantém um Departamento de Geologia e Paleontologia, com setores de Geologia Histórica e Estratigráfica, Mineralogia e Petrografia. A página traz informações sobre as exposições, a biblioteca e seus produtos, e sobre as publicações do Museu.
Contato: museu@mn.ufrj.br

Museu Prof. Claude Henri Gorceix. Escola de Minas - EM. Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP  
http://www.em.ufop.br/museus/mineralogia/mineral.htm
Vinculado à EM da UFOP, a coleção de mineralogia deste museu teve sua origem nas amostras trazidas em 1875 pelo cientista francês Claude Henri Gorceix, procedentes do Laboratório de Mineralogia e Geologia, fundado por ele no Rio de Janeiro. A página permite a visualização de amostras do acervo como ametistas, quartzos, jaspes, turmalinas, topázios, limonitas, aragonitas, malaquitas, entre outras.
Contato: webem@em.ufop.br

Museu Virtual de Maricá  
http://www.marica.com.br/museu/indice.html
Desenvolvido por iniciativa da Fundação Museu Maricá, com o objetivo de suprir a carência de espaço para a exibição dos mais de 5.000 objetos de acervo coletado no município, constitui um portal de informações sobre a cidade. A página traz dados sobre a geologia, geografia, história e pré-história da região, e dá acesso a galeria de imagens, bibliografia e curiosidades. Tem versão em inglês.
Contato: museuvirtual@urbi.com.br


www.prossiga.br

 


 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos