Tabagismo/Fumo/Cigarro - Fumo causa danos ao corpo não só por seus agentes cancerígenos
Esta página já teve 115.222.010 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.724 acessos diários
home | entre em contato
 

Tabagismo/Fumo/Cigarro

Fumo causa danos ao corpo não só por seus agentes cancerígenos

10/09/2004

O vício do fumo causa danos ao corpo não só por seus agentes cancerígenos, mas também por reduzir os níveis de uma enzima importantíssima para a saúde física e mental, a monoamina-oxidase B


É o que relata um estudo publicado na Pnas (Proceedings of the National Academy of Sciences) que avaliou 12 fumantes e 8 não-fumantes. Segundo os pesquisadores, exames feitos por meio de tomografia de emissão de pósitrons (chamada "PET") mostraram que o cigarro afeta, além de pulmões, coração e artérias, também o baço e os rins. A PET usa componentes radioativos para estudar a atividade celular de um corpo.

A monoamina-oxidase B quebra substâncias químicas usadas pelas células nervosas para se comunicarem e provocar uma alta na pressão sanguínea. Reduzir os níveis de monoamina-oxidase B mantém algumas dessas substâncias ativas no corpo mais tempo que o normal.
Mais que a nicotina

"Quando pensamos no vício do fumo e nos efeitos nocivos da fumaça, geralmente pensamos nos pulmões e na nicotina", disse Nora Volkow, diretora do Instituto Nacional sobre o Abuso de Drogas, que participou dos estudos.

"Mas aqui vemos efeitos numa enzima importante em lugares afastados dos pulmões que sabemos serem causados por uma substância diferente da nicotina. Isso nos alerta para o fato de que fumar, algo altamente viciante, expõe o corpo todo aos milhares de elementos da fumaça do tabaco", completa ela.

Joanna Fowler e seus colegas no Laboratório Nacional Brookhaven, em Nova York, já haviam usado a PET para mostrar os efeitos do fumo sobre a monoamina-oxidase B no cérebro.

"Considerando que o fumo expõe o corpo inteiro aos elementos que compõem o tabaco e que inibem a monoamina-oxidase B, nós acreditamos que o cigarro tinha o potencial de limitar a atividade da enzima pelo corpo todo", disse Fowler.

Atividade baixa

Os pesquisadores utilizaram a PET para medir os níveis de monoamina-oxidase B em diversos órgãos e descobriram que a enzima atuava menos nos corações, pulmões, rins e baços dos fumantes-- algo entre 33% e 46% menos.

"As consequências desses níveis reduzidos de monoamina-oxidase B precisam ser examinadas com mais detalhes, mas, no mínimo, é claro que os níveis da enzima nos órgãos periféricos são significativamente afetados pelo vício", disse Fowler.

A monoamina-oxidase B também ajuda a quebrar substâncias chamadas de tiraminas, encontradas em alimentos como o queijo e em bebidas como o vinho, bem como outras liberadas pela nicotina. Ela está envolvida no chamado "efeito queijo", uma alta de pressão causada depois que alguém ingere o laticínio.

Alguns pesquisadores acreditam que a monoamina-oxidase B esteja envolvida nas propriedades viciantes do fumo, especialmente na capacidade que o cigarro tem de fazer o fumante se sentir bem.

Sensação de prazer

Drogas que reduzem a atividade da monoamina-oxidase B e da monoamina-oxidase A são usadas para tratar da depressão. Reduzir os níveis de ambas aumenta os níveis de serotonina, um neurotransmissor ligado à sensação de prazer.

"Com o corpo inteiro exposto aos milhares de componentes da fumaça do tabaco, precisamos ficar atentos aos efeitos fisiológicos do fumo", disse Fowler.

Algumas pesquisas também sugerem que fumar pode proteger pessoas vulneráveis ao mal de Parkinson, que é causada pela destruição de certos tipos de células nervosas. Uma droga usada para tratar da doença, chamada selegilina, diminui os níveis de monoamina-oxidase B.

SaudePrev


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
kill yourself rogue.