biologia molecular - Evolução 10
Esta página já teve 115.930.875 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.695 acessos diários
home | entre em contato
 

biologia molecular

Evolução 10

11/06/2003

Aves e Insetos
 

A simulação que você acabou de observar ilustra o processo de seleção natural. Vamos analisar o que ocorreu passo a passo:
 

1. Na primeira tela podia-se observar insetos azuis e verdes, presentes em um mesmo número no "ambiente". Você pôde observar que os insetos azuis eram bem mais visíveis, enquanto que os verdes praticamente "sumiam" no ambiente, camuflados. Os pássaros comiam mais insetos azuis do que verdes.
2. Assim, os insetos azuis geraram menos descendentes, e o número total dos mesmos tende a diminuir. Os insetos verdes, entretanto, continuam com um número alto de indivíduos, pois estão bem camuflados no ambiente (são mais aptos).
3. Porém... nesta nossa simulação, o ambiente sofre uma modificação. A tela de fundo, que era esverdeada, torna-se azul. É comum que o ambiente se modifique, seja por fenômenos naturais ou mesmo pela ação do homem. O resultado foi que os insetos verdes, antes perfeitamente camuflados, agora apareceram de vez. Por outro lado, os insetos azuis se beneficiaram, e acabaram ficando camuflados no ambiente;
4. Os pássaros continuam comendo, mas agora sua dieta constitui-se principalmente de insetos verdes. Nas próximas gerações os insetos verdes irão quase desaparecer, pois deixarão cada vez menos descendentes; por sua vez, os insetos azuis, bem camuflados (agora mais aptos) deixarão um número maior de descendentes, tendo maior sucesso evolutivo.

IMPORTANTE:
Não se esqueça de que tanto insetos azuis como verdes são na verdade variações de uma mesma espécie; são produtos da variabilidade.
Em nenhum momento os insetos azuis "se transformaram" em verdes, ou vice-versa. Os azuis sempre foram azuis, e os verdes sempre foram verdes. O que houve foi uma diminuição ou aumento na população de cada um deles.

AGORA RESPONDA:
A seleção natural pode ocorrer de maneira rápida, ou necessita um tempo extremamente longo para que ocorra?
Os animais menos "aptos" tentam se modificar para que consigam competir pela vida?

 

Isto é apenas um jogo, uma simulação. Porém, situações parecidas já ocorreram realmente, e continuam

 

www.ib.usp.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~