biologia molecular - Evolução 16
Esta página já teve 111.036.455 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.780 acessos diários
home | entre em contato
 

biologia molecular

Evolução 16

11/06/2003

Evolução Humana

 

Você já parou para pensar por que os seres humanos evoluíram para um aumento do tamanho do cérebro? Você já deve ter reparado que nós, humanos, possuímos um cérebro muito grande, se comparado com outros mamíferos ou primatas. Considerando um adulto temos um cérebro de quase 4 quilos, para um peso aproximado de 70 quilos. Isso nos dá uma relação de aproximadamente 6% de massa cefálica na espécie humana.

Alguns pesquisadores tentam explicar as razões que levaram à essa cefalização acentuada no gênero Homo. A seguir, vamos colocar simplificadamente algumas idéias à respeito do assunto.

Primeiramente, tentou-se achar um fator isolado que explicasse esta característica. Mas logo percebeu-se que este enfoque reducionista era limitado, e atualmente as pesquisas tentam ser mais realistas e trabalham com uma série de fatores que agem em conjunto.

Quando o ancestral do homem teve a necessidade de descer das árvores para sobreviver (isso pode ter ocorrido devido à uma mudança no habitat -menos árvores, talvez) teve que lidar com um ambiente relativamente diferente onde o bipedalismo permitia algumas vantagens.

Vivendo em campos abertos, os indivíduos que formavam grupos eram mais favorecidos. Este é um ótimo exemplo para explicar a seleção natural de um comportamento. Dentre todos aqueles indivíduos ancestrais do homem, havia aqueles que viviam mais isolados e os que viviam em grupos. Assim, ao longo das gerações, os indivíduos mais isolados eram mais facilmente capturados por predadores, e não deixavam tantos descendentes como os que viviam em grupo. Estes últimos, mais protegidos, deixavam um maior número de descendentes, que tinham a tendência de se manter no grupo.

Desta forma, as populações que tinham indivíduos com maior capacidade de solução dos problemas de manutenção e coesão destes grupos tiveram mais sucesso. Essa resolução de problemas era por sua vez facilitada quando havia uma vocalização complexa (que é pré-requisito para a linguagem humana).

 www.ib.usp.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos