Dietas/Emagrecimento - Quanto posso ingerir de gorduras?
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Dietas/Emagrecimento

Quanto posso ingerir de gorduras?

04/10/2004

O que a gordura e quanto posso comer

A gordura saturada relaciona-se com o aumento de colesterol ( 1% de sfa na dieta = 2,7 mg colesterol/ dl de sangue);
O cido palmtico, presente na carne, corresponde, em mdia, a 60% da ingesto de saturados em uma dieta. Esse cido graxo um dos mais hipercolesterolmicos;
O cido lurico est presente no coco. Tambm um saturado, mas considerado uma exceo com relao aos efeitos deletrios por ser facilmente oxidado;
A gordura denominada TCM (triglicrides de cadeia mdia) pode contribuir para preveno de doena cardiovascular por favorecer a oxidao lipdica dos cidos graxos de cadeia longa (mirstico e palmtico), que so os mais aterognicos;
Os triglicrides de cadeia curta so sintetizados por bactrias do coln a partir da fermentao das fibras e do amido resistente. Estes cidos podem diminuir a sntese heptica de colesterol;
A substituio de parte da gordura saturada (sfa) da dieta por gordura monoinsaturada (mufa) diminui os nveis de colesterol, triglicrides, glicose e aumenta o HDL;
O azeite de oliva contm cerca de 77% dos cidos graxos sob a forma de mufa. Contm ainda alto teor de vitamina

E, antioxidante, que protege da peroxidao lipdica e conseqente formao de radicais livres;

Os mufas so geralmente encontrados na forma CIS. Para tornar os leos mais estveis e slidos, utiliza-se um processo chamado hidrogenao, que dispe os hidrognios transversalmente. O cido graxo TRANS est relacionado ao aumento do LDL e da Lp(a) e diminuio do HDL;
Os cidos graxos poliinsaturados (pufa) tm um importante efeito na proteo cardiovascular;
1% de pufa na dieta = 1,4 mg colestetol/ dl sangue;
O mega 6 est presente em leos vegetais e o mega 3 est presente nos peixes. O perfeito equilbrio entre os megas, associado diminuio de peso, tem um efeito sinergtico na melhora da insulinemia, glicemia e perfil lipdico;
Apesar da reduo da gordura ser uma das maneiras mais prticas de diminurmos a densidade energtica da alimentao e as calorias da dieta, devemos considerar que as gorduras boas tm um importante efeito na proteo cardiovascular;
A recomendao para ingesto de gordura no deve apenas focar-se no peso, mas tambm nas conseqncias metablicas;
O National Cholesterol Education Program, em 2001, recomenda uma dieta com at 35% de gordura, sendo, menos de 7% de sfa, mais de 20% de mufa e mais de 10% de
pufa.

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