Tabagismo/Fumo/Cigarro - Basta uma tragada no cigarro para danificar DNA
Esta página já teve 113.895.685 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.868 acessos diários
home | entre em contato
 

Tabagismo/Fumo/Cigarro

Basta uma tragada no cigarro para danificar DNA

11/10/2004

Basta uma tragada no cigarro para danificar DNA, mostra estudo


Uma nica tragada num cigarro j pode danificar o DNA de uma pessoa, que o primeiro passo para o cncer e para doenas cardacas, disseram pesquisadores da Universidade de Pittsburgh. claro que necessrio mais que isso para chegar doena, mas a equipe da ficou surpresa com a pequena quantidade de fumaa suficiente para causar os danos iniciais.

William Saunders e sua equipe estudou os efeitos da fumaa do cigarro nos fibroblastos humanos, clulas comuns do tecido conectivo que une as partes do corpo. Eles expuseram grupos de clulas em crescimento fumaa liquefeita do cigarro e observaram que os cromossomos que carregam o DNA foram separados nas duas extremidades.

"Quebras na dupla-fita so consideradas o tipo mais mutagnico de dano ao DNA, porque as extremidades separadas podem se unir a outros cromossomos da clula", disse Saunders num comunicado.

O fumo provoca cncer de pulmo e tambm est associado ocorrncia de cncer na bexiga, na laringe e no esfago, alm das doenas cardacas.

"Infelizmente, nem um mundo de provas contra o fumo vo fazer todos pararem ou nem mesmo comearem a fumar. Talvez um objetivo de longo prazo devesse ser desenvolver cigarros que de alguma forma evitem o que observamos nas clulas de nosso laboratrio", afirmou Saunders.


Fonte: Reuters 04/10/2004


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos