Dermatologia/Pele -
Esta página já teve 131.003.654 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.840 acessos diários
home | entre em contato
 

Dermatologia/Pele

Hidratantes em dermatoses inflamatórias comuns

15/10/2004

Uso apropriado dos hidratantes em dermatoses inflamatórias comuns

Dermatite atópica
O tratamento da dermatite atópica continua um desafio. O sucesso de qualquer conceito terapêutico baseia-se em uma ampla e precoce abordagem de diagnóstico, que permite serem descartados fatores de provocação e alérgenos relevantes. Durante os períodos de remissão, o uso regular de um tratamento tópico básico, que consiste em água sem medicamentos com hidratante em óleo, demonstrou diminuir as recidivas e a severidade.

Psoríase

Na psoríase, o uso de hidratantes demonstrou melhorar a terapia adjuvante com corticosteróides. Na fototerapia, os hidratantes têm demonstrado melhorar a eficácia e podem ter componente protetor contra a lesão por luz UVA.

Ictiose
O tratamento com AHAs e/ou loção com lactato a 12% melhorou significativamente as formas vulgar, lamelar, ligada ao sexo, de Netherton e hiperceratósica epidermolítica da ictiose. Essa nova modalidade terapêutica expande a esfera de ação e a extensão das afecções ictióticas, que agora podem ser tratadas com sucesso.

Xerose leve

Quase qualquer emoliente ou sistema de preenchimento dá alívio sintomático.

Xerose moderada
Sistemas de umectantes ou oclusivos podem proporcionar um mecanismo mais ativo para hidratar o estrato córneo. Quando o prurido for um fator importante, a loção ou creme oclusivo pode dar mais alívio do que os sistemas de umectantes.

Xerose severa
Para xerose moderada a severa, o tratamento é semelhante ao das afecções ictióticas ou hiperceratósicas; novamente AHAs e/ou lactato mostram resultados superiores. Usar terapêutica básica que tenha poucos efeitos adversos pode reduzir a necessidade de corticosteróides e outros medicamentos específicos. Isso significa também benefício econômico. Até aqui, o tratamento adjuvante básico é parte essencial no tratamento das doenças inflamatórias crônicas da pele.
Os hidratantes estão evoluindo continuamente para produtos mais sofisticados. Eles tentam reduzir a capacidade de irritar e possuem sistemas de distribuição melhores. Eles tentam simular o comportamento natural dos NMFs e eliminar os conservantes. Compostos, como os AHAs e os retinóides, são incluídos na rotina e, à medida que a população torna-se mais diversificada, serão abordadas as preferências dos diferentes grupos étnicos.

Libbs


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos