Enxaqueca/Cefaléia/Dor de cabeça - Como é a enxaqueca oftálmica?
Esta página já teve 115.746.515 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.704 acessos diários
home | entre em contato
 

Enxaqueca/Cefaléia/Dor de cabeça

Como é a enxaqueca oftálmica?

22/12/2004

 

O diagnóstico de enxaqueca oftálmica, durante muito tempo, era feito, de início, pelo oftalmologista. Isto porque o cliente costuma informar, nestes casos, - percepção de luzes, em formato de zig-zag, - perda de metade do campo visual, recuperada com o passar da a crise, - forte dor-de-cabeça, mais de um lado só, por isto chamada "hemicrania" , - estado nauseoso, - fotofobia. Em muitos casos, a cefaléia não cede com os analgésicos comuns. Costuma melhorar com os ergotamínicos.

Os sintomas visuais, por precederem a dor, logo servem de alerta para o paciente já experiente e este procura evitá-la com a medicação conhecida. Este tratamento é apenas sintomático; quer dizer livra-o da crise, mas, não evita que possa ter outras, a menos que se descubra uma causa definida. O oftalmologista faz a consulta básica, com atenção especial para o fundo-do-olho e costuma pedir exames complementares. O primeiro cogitado é o de Campo visual. Inicialmente, o tipo manual, que é de interpretação mais acessível à maioria. Já dispomos da modalidade computadorizada. Com este resultado, o cliente é encaminhado ao Neurologista.

Sabemos que é um distúrbio fugaz, intermitente e reversível da circulação cerebral. Por isto, o tratamento deve ser presidido por Neurologista. Inclusive, ele pode conseguir encontrar a causa inicial e resolver definitivamente o problema. Aliás, a cefaléia é tão complexa que hoje é objeto de estudo integrado de vários especialistas: neurologistas, oftalmologistas, psicólogos, clínicos etc. Já existem clínicas e até hospitais, dedicados à dor-de-cabeça.

(Resp. pela Comissão de Internet da SBO).


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~