Minerais - Programa Avaliação Geológico- Econômica De Insumos Minerais Para Agricultura No Brasil
Esta página já teve 113.901.264 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.869 acessos diários
home | entre em contato
 

Minerais

Programa Avaliação Geológico- Econômica De Insumos Minerais Para Agricultura No Brasil

06/01/2005

 

Os insumos de que trata este programa são bens minerais utilizados como matéria-prima para obtenção de produtos empregados na agricultura, visando ao aumento de sua produtividade e qualidade. Dentre estes, destacam-se os seguintes insumos:
  • Fertilizantes: fosfatos e sais de potássio
  • Corretivos de solos: calcários magnesianos e dolomitos
  • Condicionadores de solos: turfas, vermiculita e zeólitas
  • Bens minerais para obtenção de ácido sulfúrico destinado à industrialização de fertilizantes fosfatados: enxofre, sulfetos metálicos e gipsita (sulfato de cálcio).
Na indústria nacional de fertilizantes, a rocha fosfática, contendo minerais ricos em fósforo (P) como apatita, fosforita e colofana; os sais de potássio; enxofre e sulfetos metálicos são empregados para obtenção de matérias-primas, produtos intermediários, fertilizantes básicos e fertilizantes NPK (misturas de fertilizantes básicos nitrogenados, fosfatados e potássicos).

Os calcários magnesianos (contendo 10 a 25% de carbonato de magnésio - MgCO3) e dolomitos (calcários com mais de 25% de MgCO3) são corretivos da acidez de solos e fontes de magnésio (Mg) e cálcio (Ca), empregados sob a forma de rocha moída, cal virgem (rocha moída e calcinada) e cal hidratada ou extinta (cal virgem hidratada).

A turfa agrícola (depósito fóssil de material orgânico vegetal pouco decomposto) e a vermiculita (mica magnesiana) são utilizadas principalmente em condicionadores de solos, adicionados ao solo natural, aumentando a sua capacidade de absorção de fertilizantes, retenção de água, aeração e conteúdo orgânico. A turfa ainda é empregada em substratos de mudas hortifrutíferas e de flores e como veículo de biofertilizantes. As zeólitas naturais (aluminossilicatos de metais alcalinos e alcalino terrosos), com largo emprego em países de agricultura desenvolvida, são usadas para retenção de nutrientes no solo, suporte para aplicação de herbicidas e no aumento da capacidade de retenção de água nos solos.

 

www.cprm.gov.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos