Teses/Estudos Avançados/Questões - Fragmentos de um discurso acadêmico.
Esta página já teve 114.029.771 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.860 acessos diários
home | entre em contato
 

Teses/Estudos Avançados/Questões

Fragmentos de um discurso acadêmico.

21/01/2005
PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE SO PAULO
Programa de Estudos Ps-Graduados em
Psicologia da Educao


Resumo da Tese de Doutorado


Autor: KAVAKAMA, Eveline Bouteiller

Ttulo: Fragmentos de um discurso acadmico.

Data de Defesa: 18/06/2001

Banca Examinadora: Maria do Carmo Guedes (Orientadora), Anna Maria Marques Cintra, Abigail Alvarenga Mahoney, Maria Otilia Bochini, Carolina M. Bori.

Palavras Chave:

Resumo: A escritura de Roland Barthes inspirou a escrita fragmentria desta tese, em que foram abordadas, de diferentes perspectivas, questes relacionadas escrita acadmica. Formada em Letras, psicloga e profissional da edio, a autora procurou compreender a escrita na academia como resgate da singularidade, da criao e, portanto, como conquista de autoria, levantando a possibilidade de perceber o texto acadmico com um olhar menos burocrtico. Em teses e dissertaes defendidas em programas de ps-graduao em psicologia, foram tambm procurados depoimentos que confirmassem ou no a escrita como um problema para a academia, para o professor e para o estudante, para a relao entre orientador e orientando. Conclui-se que problemas de professores e alunos em relao escrita no so formalizados especificamente na rea de psicologia; a concepo de lngua como habilidade a ser adquirida nos anos que antecedem o estudo universitrio faz com que a academia no se sinta responsvel; essa mesma concepo interdita a experimentao da escrita como criao, comprometendo o conhecimento novo e a possibilidade de perceber o estudante como autor. As solues dependem de reflexo coletiva e transdisciplinar.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos