Diabete/Diabetes - O que é hipoglicemia?
Esta página já teve 115.005.212 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.746 acessos diários
home | entre em contato
 

Diabete/Diabetes

O que é hipoglicemia?

29/01/2005

Hipoglicemia significa baixa glicose no sangue. Isso pode causar uma série de sintomas desagradáveis e no caso de hipoglicemia severa/grave pode levar à inconsciência, coma ou até a morte.

Existe também uma séria preocupação quanto a hipoglicemia severa/grave causar danos neurológicos em crianças e distúrbios no sistema nervoso central em adultos.

Repetidos episódios levam a uma progressiva perda de sensibilidade aos sinais que indicam a aproximação de uma hipoglicemia.

Hoje em dia o tratamento do diabetes depende em grande parte de um automonitoramento que envolve dois pontos principais:

  • O primeiro é manter o nível de glicose sanguínea ideal para sua condição. Converse com seu médico para saber qual é este nível.

  • O segundo é estar alerta aos sintomas causados pelo diabetes.

Os dois pontos estão ligados. Se os níveis de glicose no sangue são mantidos muitos altos isso pode causar complicações ao longo do tempo. Mas se os níveis são muito baixos podem causar hipoglicemia.

Pessoas que usam insulina ou outro agente hipoglicemiante precisam monitorar seus níveis de glicose no sangue para certificarem-se de que não esteja abaixo de 70 mg/dl. Abaixo deste nível é grande a probabilidade de uma hipoglicemia.

Causas

Hipoglicemia em pessoas com diabetes pode ser causada por ingestão de muita medicação, ausência de refeições, pouca alimentação, excesso de exercícios físicos, muito calor, muito álcool, estresse emocional ou uma combinação desses fatores.

Os tratamentos intensivos de insulina, que ajudam a reduzir o risco de complicações em longo prazo, estão também ligados ao aumento da freqüência de eventos hipoglicêmicos brandos e graves.

Se você sentir os sintomas de uma hipoglicemia se aproximando pergunte-se se esqueceu alguma refeição ou tomou uma dose maior de insulina (isso acontece).

Hipoglicemia e medicamentos

Doses incorretas de medicamentos para diabetes podem causar hipoglicemia.

Hipoglicemia e dietas

Quando uma pessoa não come o suficiente ou nos intervalos corretos o resultado pode ser a diminuição do nível de glicose no sangue.

Hipoglicemia e exercícios

Excesso de exercícios físicos pode levar à hipoglicemia.

Hipoglicemia e álcool

O álcool diminui a produção de glicose.

Hipoglicemia e gravidez ou amamentação

Gravidez e amamentação podem diminuir os níveis de glicose.

Sintomas

Os sintomas de uma hipoglicemia variam de pessoa para pessoa.

  • Ansiedade
  • Visão embaçada
  • Frio
  • Fraqueza
  • Sonolência
  • Euforia
  • Dor de cabeça
  • Respiração acelerada
  • Fome
  • Irritação
  • Náuseas
  • Nervoso
  • Cansaço
  • Suor
  • Tremores
  • Inconsciência

Além dos sintomas descritos pode ainda ocorrer: dificuldade de pensamento e concentração ou mudanças de humor.

Algumas pessoas não reconhecem os sintomas da hipoglicemia até que ela se torne severa/grave. Esta condição, chamada "hipoglicemia não sintomática", deve ser levada ao conhecimento de sue médico e pessoas próximas que terão melhores condições de reconhecê-la.

Hipoglicemia severa/grave representa um sério risco. Também por isso, pessoas que usam insulina são encorajadas a monitorar regularmente seus níveis de glicose no sangue para aprender a identificar os sintomas. Uma boa idéia é manter um diário/anotações de suas hipoglicemias. Anotando quando aconteceram e quais os sintomas você se torna mais perceptivo a hipoglicemia.

Hipoglicemia branda/moderada

Hipoglicemia branda

Este é o tipo mais comum de hipoglicemia. Pode ser tratado aumentando seu nível de glicose no sangue rapidamente. Cheque seu nível de glicose, se não estiver abaixo do normal, provavelmente não é uma hipoglicemia. Se ficar em dúvida, coma ou beba um alimento açucarado.

Hipoglicemia moderada

Se você não tratar uma hipoglicemia branda seu cérebro ficará sem a glicose que precisa para funcionar normalmente. Outras pessoas podem notar os sintomas mesmo que, talvez, você não os note.

Além dos sinais listados você pode apresentar mudança de comportamento como mau humor e agressividade.

Certifique-se de que seus familiares e amigos saibam como reconhecer os sinais e reagir caso aconteça. Eles devem, imediatamente, lhe dar um suco ou açúcar com algum líquido, mas somente se você estiver consciente. Como algumas pessoas resistem a ajuda quando estão tendo uma hipoglicemia, avise seus familiares e amigos que eles devem insistir em ajudar não interessando quão resistente você esteja.

Hipoglicemia severa/grave

A hipoglicemia severa/grave requer a ajuda de outra pessoa para revertê-la.

Você talvez não note os sinais e, talvez, a hipoglicemia aconteça de repente.

Se você tem uma reação severa à baixa taxa de glicose no sangue, alguém deve lhe dar uma injeção de glucagon. Portanto, você deve certificar-se de que seus familiares e amigos estejam preparados e saibam o que fazer.

Uma injeção será necessária caso eles não possam lhe dar açúcar. Se você estiver inconsciente eles não devem lhe dar nada via oral devido ao risco de asfixia.

www.biobras.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos