As dietas ricas em cálcio e os suplementos desse mineral reduzem o risco de câncer cólon-retal entre as mulheres, segundo um estudo do Centro de Câncer da Universidade de Minnesota.
Os autores do estudo, publicado pela revista Journal Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention, disseram que o cálcio também provavelmente diminui os riscos deste tipo de câncer nos homens.
No entanto, nos homens existe o problema de os produtos ricos em cálcio aumentarem o risco de câncer de próstata.
Entre os 45.354 casos de mulheres pesquisados pelos cientistas durante mais de oito anos para realizar o estudo, 482 desenvolveram câncer cólon-retal, a segunda forma de câncer que mais mata nos EUA, depois do cancêr de pulmão.
As que consumiam no mínimo 800 miligramas de cálcio diários tinham 26% menos risco de contrair a doença que as que ingeriam menos de 530 miligramas, acrescenta o relatório.
O risco era 46% menor entre as que tomavam mais de 412 miligramos de cálcio em sua dieta e mais de 800 miligramas em suplementos.
Segundo os pesquisadores, "a redução do risco aconteceu independentemente da fonte de cálcio".
Fonte: Agência EFE, 28/01/05