Nutrologia/Alimentos/Nutrição - Açúcar aromatizado
Esta página já teve 114.075.983 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.851 acessos diários
home | entre em contato
 

Nutrologia/Alimentos/Nutrição

Açúcar aromatizado

01/02/2005
 

Aromatizando o açúcar

  1. Para fazer o tradicional açúcar vanile, coloque duas favas de baunilha em um pote de açúcar (com 2 kg no máximo) e deixe, no mínimo, por 2 semanas. Durante este período mexa a mistura algumas vezes. É um açúcar ideal para preparar doces, bolos e até mesmo para adoçar um simples copo de leite
  2. Experimente fazer um creme à base de gemas, leite e o açúcar vanile. Para isso, peneire 6 gemas e adicione, aos poucos, ½ litro de leite aquecido com o açúcar. Leve a mistura ao fogo, em banho-maria, sem parar de bater até obter um creme. Sirva com bolo, sorvete, crepes.
  3. Açúcar com aroma cítrico: descasque tiras finas e longas da casca de uma laranja, limão ou lima. Coloque-as em um pote de açúcar (com 3 kg no máximo) e deixe pelo menos por 3 dias antes de usar.
  4. Açúcar perfumado: adicione dois ramos de alecrim ao açúcar e misture. Deixe por uma semana antes de usar. Experimente, também, aromatizar o açúcar com canela, cravo-da-índia ou aniz. Ideal para pudins e sobremesas com frutas.
  5. Para seu pudim de leite e suas frutas ganharem um sabor especial prepare-os com açúcar aromatizado com alfazema . Para isso, adicione dois ramos de alfazema ou alecrim ao açúcar e misture bem. Deixe por 24 horas e misture de novo. Use depois de uma semana.
Para guardar o açúcar

  1. O açúcar armazenado de maneira inadequada endurece, formando torrões. No caso do açúcar mascavo, guarde-o em sacos plásticos grossos próprios para alimentos e deixe em lugar frio e seco.
Diversos

  1. Para a garrafa térmica ficar com um odor mais agradável: depois de usá-la lave-a bem e deixe secar. Para guardar coloque dentro da garrafa térmica um cubo ou uma colherada de açúcar refinado.
  2. Antes de usar o açúcar de confeiteiro, bata-o por alguns segundos no processador. Assim você obterá um açúcar mais fino e melhores resultado nas preparações.
  3. Se a faca tornar-se pegajosa ao cortar ingredientes doces, mergulhe-a em água quente. Em seguida continue a cortar estes ingredientes.

Açúcar mascavo

  1. O açúcar refinado e o mascavo têm conteúdo calórico quase igual, por outro lado os sabores são totalmente diferentes. O açúcar mascavo adiciona um sabor particularmente rico e um colorido especial tanto a pratos doces quanto salgados. Os bolos, doces e pães ganham um apresentação especial.
  2. Para amolecer o açúcar mascavo, coloque-o em um refratário próprio para microondas e adicione uns pedaços de maçã. Cubra bem e leve ao forno de microondas (potência alta) e deixe por 30 segundos.
  3. Mantenha o açúcar mascavo úmido guardando-o em pote hermético com 1 pedaço de maçã ou uma laranja ou limão inteiros ou pedaço de pão fresco.

Mel

  1. Para medir o mel com facilidade: use uma colher de metal mergulhada previamente em água quente. Assim o mel não gruda na colher.
  2. Se o mel cristalizar derreta-o segurando o pote sobre uma tigela com água quente por 5 minutos. Depois gire o pote algumas vezes até o mel ficar líquido e claro.

Especiarias

  1. Para saber se as favas de baunilha estão boas, fornecendo assim um bom aroma e sabor, dobre-as no momento de comprá-las. Elas devem ser flexíveis e elásticas.
  2. Ao comprar canela em pau, prefira os pedaços finos e com cor marrom-clara e pálida. No caso do cravo-da-índia escolha os maiores, roliços, oleosos e de cor marrom-avermelhados.
  3. Ao comprar especiarias em potes, certifique-se das condições de seu fechamento. Eles devem fechar muito bem, para reter melhor o aroma e o sabor. Prefira os potes de tampa de rosca e armazene em locais escuros e frescos, evitando a luz, para que o aroma e o sabor mantenham-se por mais tempo.

www.azeite.com.br

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos