Dietas/Emagrecimento - Dieta para desintoxicação
Esta página já teve 114.959.782 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.748 acessos diários
home | entre em contato
 

Dietas/Emagrecimento

Dieta para desintoxicação

14/02/2005



O principal motivo para se seguir uma dieta depurativa é o de conseguir uma total renovação no funcionamento fisiológico do aparelho digestivo, aumentando a vitalidade e a energia de todo o corpo. A eliminação das toxinas acontece diariamente, mas se os hábitos alimentares e de vida forem inadequados é possível que o corpo comece a acumular resíduos tóxicos. Por isso é necessário realizar periodicamente uma depuração que pode ser de 24 horas até uma semana; depois de 7 dias não é aconselhável continuar com o tratamento, já que podem ocorrer sérias carências nutricionais.

Em termos gerais, uma alimentação sadia é, por si só, depurativa e deve prescindir dos alimentos que contêm aditivos ou conservantes químicos, dos óleos hidrogenados (como as margarinas), das frituras, dos doces (guloseimas e produtos de confeitaria), chocolate, enlatados (de qualquer tipo), café, tabaco e álcool. Como estes alimentos geram uma significativa quantidade de toxinas em nosso organismo, é importante diminuir o seu consumo, não somente durante uma dieta de desintoxicação, mas ao longo da vida.

Radiografia de uma dieta natural

Além de depurar o organismo, a dieta natural permite desinchar todo o corpo e até diminuir o peso. Os alimentos propostos contêm uma importante quantidade de vitaminas, minerais, fibras e água. Estes elementos, além de facilitar a eliminação das toxinas, produzem uma revitalização geral de todos os órgãos do corpo (principalmente o fígado e os rins). Desta forma, o organismo consegue se restabelecer de maneira rápida e natural, preparando-se para trabalhar cem por cento novamente.

Por outro lado, os antioxidantes, como as vitaminas C e E, o beta-caroteno, o zinco e o selênio neutralizam o efeito que os radicais livres (substâncias nocivas) produzem no metabolismo. Para que a dieta seja realmente eficaz e atinja todos os seus objetivos, é necessário incorporar uma boa quantidade de frutas e verduras, já que são as fontes mais importantes dos componentes depurativos e energéticos.

Além disso, não devemos perder de vista quais são os benefícios que podemos obter ao seguir uma dieta de desintoxicação: depurar o organismo, diminuir o peso (através da perda de líquido), retardar o envelhecimento, aumentar a vitalidade, potencializar a memória e a agilidade mental, melhorar a produtividade, reforçar as defesas, prevenir doenças (principalmente as infecções) e alcançar um ótimo estado de saúde e bem-estar.

http://bemstar.ig.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos