Genética/Clonagem/Terapia gênica - Comitê da ONU condena clonagem
Esta página já teve 114.602.236 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.789 acessos diários
home | entre em contato
 

Genética/Clonagem/Terapia gênica

Comitê da ONU condena clonagem

22/02/2005



Bioética: Declaração também abrange o uso da técnica para obter células-tronco

Comitê da Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou na sexta-feira uma declaração que pede aos governos do planeta a proibição de todas as formas de clonagem humana, incluindo as que envolvem os estudos com células-tronco embrionárias.

Numa votação acirrada (71 votos a favor da declaração e 35 contra, com 43 abstenções), o comitê legal se declarou a favor da proposta, feita pelo governo de Honduras e apoiada pelo governo dos EUA.

Agora, a medida deverá ser votada pela assembléia de 191 países-membros da ONU.

Segundo muitos cientistas, a clonagem terapêutica, que ainda está longe de ser uma realidade, poderia se tornar uma fonte de células-tronco (capazes de se transformar em qualquer tecido do organismo) e atacar grande número de doenças hoje irreversíveis.

Mas, para obter tais células, seria preciso destruir os embriões de onde elas são retiradas -coisa que, para o governo George W. Bush e diversas religiões, equivale a um assassinato.

O tema vem sendo debatido pelo comitê legal desde 2001.

Apesar da pressão do governo americano, os membros da comissão não chegavam a um acordo: muitos defendiam proibir apenas a clonagem reprodutiva (ou seja, produzir um bebê com as mesmas características genéticas de outra pessoa) e liberar as pesquisas com potencial terapêutico.

A proposta de Honduras falava em 'proibir todas as formas de clonagem humana, já que são incompatíveis com a dignidade humana e a proteção da vida humana'. países como o Reino Unido, que já deu permissão a cientistas para estudar a clonagem terapêutica, colocaram-se contra a medida. Grupos antiaborto nos EUA aplaudiram a decisão. (Da Reuters)

(Folha de SP, 19/2)

Jornal da Ciência- SBPC


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos