Genética/Clonagem/Terapia gênica - Mapa traz variações do DNA humano
Esta página já teve 115.222.025 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.724 acessos diários
home | entre em contato
 

Genética/Clonagem/Terapia gênica

Mapa traz variações do DNA humano

24/02/2005



Publicada a primeira lista com as variações genéticas mais comuns entre três populações. O estudo descreveu o genótipo de 1,58 milhão de polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs)

O DNA de 71 norte-americanos, com ancestrais europeus, africanos e asiáticos, gerou a primeira lista com as variações genéticas mais comuns publicadas até hoje. O trabalho foi publicado na edição de sexta-feira (18/2) da revista Science.

Os pesquisadores da empresa Perlegen Sciences, em conjunto com outros cientistas de universidades norte-americanas, estudaram 1.586.383 polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs, na sigla em inglês).

Segundo eles, os padrões identificados como os mais comuns entre as três populações devem ter sido preservados por milhares de anos.

Como as diferenças individuais presentes nas seqüências de DNA são as bases genéticas da variabilidade humana, os pesquisadores acreditam que a lista possa ser útil para, no futuro, auxiliar na identificação de fatores genéticos de determinadas doenças. Entre elas, os problemas cardiovasculares e as disfunções mentais.

As mais comuns variações no DNA humano estão presentes em todas as populações e datam do período em que o homem saiu da África para povoar a Terra. Mas outras mutações genéticas populacionais são encontradas apenas em determinados locais e grupos.

Para os autores do estudo, que também foi apresentado na reunião anual da Sociedade Americana para o Progresso da Ciência (AAAS), a lista é um primeiro passo para que se entenda melhor como essas variações ocorrem dentro e ainda entre as diversas populações humanas.

O artigo Whole Genome Patterns of Common DNA Variation in Three Diverse Human Populations, de David A. Hinds, Laura L. Stuve, Geoffrey B. Nilsen, Dennis G. Ballinger, Kelly A. Frazer, David R. Cox, Eran Halperin e Eleazar Eskin, pode ser lido no site da Science, em http://www.sciencemag.org.

(Agência Fapesp, 22/2)

Jornal da Ciência- SBPC


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
kill yourself rogue.