Tabagismo/Fumo/Cigarro - Estudo conclui que dependência de nicotina atrasa rendimento
Esta página já teve 115.724.387 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.705 acessos diários
home | entre em contato
 

Tabagismo/Fumo/Cigarro

Estudo conclui que dependência de nicotina atrasa rendimento

04/03/2005



 

 

Um estudo elaborado por três pesquisadores espanhóis constatou que as pessoas viciadas em nicotina demoram até três horas mais que as não fumantes para chegar a seus níveis ótimos de rendimento intelectual e, além disso, lhes custa mais alcançar o bem-estar pessoal.
 
O trabalho, publicado na revista científica britânica Addiction, verificou que as pessoas que não fumam conseguem "níveis mais altos de ativação e bem-estar" que as que têm o hábito de fumar.

Os professores de Psiquiatria e Psicobiologia Clínica da Universidade de Barcelona Miquel Sánchez, Ana Adán e Gemma Prat são os autores desse estudo, baseado na cronobiologia. Segundo eles, a dependência do tabaco também desajusta e atrasa o relógio biológico dos fumantes, o que causaria o esfriamento nos tempos de ativação do rendimento intelectual.

O objetivo do trabalho, segundo os autores, era "medir a crença freqüentemente alardeada pelos fumantes de que o cigarro os estimula e aumenta seu nível de satisfação".

Para isso, estudaram os questionários respondidos por 60 estudantes da Faculdade de Psicologia dessa universidade do leste da Espanha durante todo um dia, desde o início da manhã até a noite. Vinte voluntários eram não fumantes, outros vinte fumavam com pouca freqüência e os vinte restantes eram dependentes.
 
Agência EFE


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~