Pouca informação encontra-se disponível sobre a associação entre o risco de melanoma maligno cutâneo (MMC) e os fatores alimentares. Em um artigo publicado recentemente na revista European Journal of Cancer Prevention, este assunto foi investigado através de dados de um estudo caso-controle conduzido na Itália entre 1992 e 1994, incluindo 542 pacientes com MMC incidente, histologicamente confirmado e em 538 controles, internados nos mesmos hospitais como os casos por doenças não dermatológicas e não neoplásicas.
Encontrou-se uma associação inversa significante entre a ingesta de vitamina A e o risco de MMC. A odds ratio multivariada, após considerar características fenotípicas e história de queimaduras solares, para o mais alto quartil, comparado com o mais baixo quartil de ingesta, foi de 0.71 (95% de intervalo de confiança (IC) 0.50-1.02) para beta-caroteno, 0.57 (95% IC 0.39-0.83) para retinol e 0.51 (95% IC 0.35-0.74) para vitamina A total. Não foi observada nenhuma associação apreciável de risco de MMC com os itens alimentares selecionados, incluindo peixe, carne, vegetais, frutas, derivados do leite, pão de trigo, álcool, café e chá.
O consumo de chá pareceu ter um efeito protetor sobre o risco de MMC. As relações com as medidas de vitamina A na dieta são, no entanto, moderadas comparadas com as associações entre características fenotípicas, exposição solar, número de nevo e risco de MMC.
Risk of melanoma and vitamin A, coffee and alcohol: a case-control study from Italy - European Journal of Cancer Prevention – 2004; 13(6):503-508