Medicina Esportiva/Atividade Física - Métodos para obter um abdômen perfeito
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Medicina Esportiva/Atividade Física

Métodos para obter um abdômen perfeito

25/03/2005
Conheça os melhores métodos para obter um abdômen em forma

O mercado oferece várias opções de aparelhos elétricos, acessórios abdominais que afirmam acabar e manter a forma em duas semanas. Reportagens de jornais e revistas também apresentam “ginásticas milagrosas” que prometem eliminar de vez a barriguinha saliente, mas não adianta se iludir. Especialistas explicam que associar dieta, exercícios físicos e paciência ainda é o método mais eficaz para obter o abdômen em forma.

O produto não é ineficaz, mas a propaganda está longe de cumprir com o que promete. Juliane Heineck, fisioterapeuta da clínica Clinivitta, Porto Alegre, concorda que existem aparelhos e acessórios no mercado que podem auxiliar na busca da boa forma, mas sozinhos não são capazes de proporcionar uma barriga perfeita. A fisioterapeuta afirma que alguns aparelhos eletro-estimuladores são capazes de proporcionar um mínimo fortalecimento da musculatura, mas nenhum deles pode fazer milagre.

Exercícios abdominais continuam sendo mais eficientes do que qualquer método, porque obrigam o músculo a trabalhar e aumentar seu volume. Mesmo assim, nenhuma máquina ou método é capaz de obter o resultado desejado em 15 dias. Juliane alerta que os primeiros resultados do exercício só começam a aparecer em três semanas, caso a pessoa faça os movimentos corretos e pratique o exercício, no mínimo, três vezes por semana.

Eletro-estimuladores e a ginástica rápida

Os eletro-estimuladores podem auxiliar o trabalho muscular apenas se apresentarem em sua programação, grau de contração igual ou maior que seis segundos, tempo mínimo exigido para fazer o músculo ganhar força e enrijecer. Existem aparelhos no mercado por um preço médio de R$ 250,00. Antes de compra-los, é necessário conhece-los melhor, perguntando a profissionais especializados.

Os equipamentos existentes nas clínicas de estética são mais desenvolvidos, mais caros e fabricados apenas para trabalhos de profissionais especializados. Essas máquinas possuem contração maior que seis segundos e por isso são mais eficientes do que os aparelhos caseiros e são capazes de reduzir as medidas na região e também, redistribuir a gordura corporal.

Vale lembrar que o trabalho feito com os aparelhos elétricos proporciona resultado mínimo e jamais deverá ser comparado ao exercício físico, que além de deixar em boa forma, proporciona benefícios à saúde.

O professor de educação física Joaquim Ferrari explica que o programa de exercícios rápido pode ser uma saída para quem não tem tempo de malhar, porém, essa ginástica de poucos minutos não é tão eficiente quanto o exercício físico feito todos os dias da semana, por pelo menos uma hora.

A ginástica rápida tem efeito inicial, porque logo no começo, o exercício promove uma redução do peso corporal, o que inclui redução de água e glicogênio. A pessoa pode perder peso, mas não quer dizer que ela realmente emagreceu, pois, para isso, é necessário eliminar o acúmulo de gordura, o que requer trabalho aeróbio por mais de meia hora.

Exercícios com aparelhos abdominais

Os aparelhos abdominais servem para colocar a pessoa em uma posição mais adequada na hora de malhar. Uma das vantagens do acessório é que ele evita o risco de a pessoa fazer o exercício errado e não atingir o resultado desejado. “É como se o aparelho ajudasse a garantir um abdominal bem feito, mas não é a máquina que vai fazer com que a pessoa ganhe uma barriga sarada em 15 dias, mas o esforço que a pessoa faz”, explica o professor Joaquim.

Apesar de ser mais limitado, os aparelhos abdominais fornecem um bom repertório de movimentos. Se a pessoa não está acostumada a fazer exercícios, ela pode apresentar dificuldades na hora de utilizar o acessório. Neste caso, é recomendado o aluno procurar auxílio de um profissional, para exercitar-se corretamente.

Quem pensa em adquirir o seu equipamento para malhar em casa, os modelos mais simples, encontrados por um preço médio de R$ 25,00 são os mais indicados. Esse acessório faz a pessoa exercer uma pequena flexão do o tronco para cima, movimento suficiente para trabalhar toda região abdominal. Vale lembrar que é eficiente, mas não permite que sejam feitos todos os tipos de exercícios. Por exemplo, para trabalhar a parte inferior, o aparelho será dispensado. A dica de Joaquim é que a pessoa deite em um colchonete, erga as pernas para cima e, devagar, levante o quadril para cima, retornando à posição inicial.

Dicas para conquistar um abdômen perfeito

Exercício abdominal serve apenas para enrijecer a musculatura e não é capaz de eliminar os pneuzinhos. Quem quiser ter um abdômen perfeito, deverá começar a fazer dieta e exercícios aeróbicos, como correr, nadar, pedalar para auxiliar na perda de gordura. Natação e boxe, além de exercitar a parte cardiovascular, são atividades que trabalham movimentos da região da cintura.

No corpo humano, a camada de gordura fica em cima da camada muscular, portanto, quanto menor for a massa gorda, mais aparente ficará o músculo.

Ao exercitar-se, a pessoa deve prestar atenção na execução do movimento. O professor Joaquim considera que o exercício mais comum e mais simples é o qual melhor trabalha a força: deitado, cruze as mãos na frente do peito e incline o tronco para frente, tirando apenas os ombros. O ideal é executar o movimento devagar, para segurar a contração. Expire ao subir e inspire ao descer.

Não adianta iniciar a atividade fazendo 500 abdominais de uma vez, porque além de não proporcionar efeito, vai causar dor muscular e impedir a continuidade do exercício nos próximos dias. Prefira começar com 100 repetições bem feitas. Faça pequenas séries, quatro vezes por semana e em dias alternados.

Outra dica é usar os aparelhos eletro-estimuladores durante os abdominais para auxiliar na busca do resultado mais rápido, pois poderá ser eficiente para quem tem pressa.

Especialistas consultados

- Juliana Heineck – (51) 3334-1706
- Joaquim Ferrari – www.joaquimferrari.com.br
xenicare


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