Genética/Clonagem/Terapia gênica - Clonagem
Esta página já teve 117.146.318 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.642 acessos diários
home | entre em contato
 

Genética/Clonagem/Terapia gênica

Clonagem

26/03/2005

O que é a clonagem?

Mais do que um tema abordado em produções fictícias, como as novelas, a clonagem transformou-se em um assunto polêmico atualmente, após o clone de um embrião humano realizado por um laboratório norte-americano. Assunto este que nos faz pensar: qual o limite do ser humano? O termo clonagem designa as técnicas de duplicação utilizadas em genes, células, tecidos, órgãos e seres vivos.

Como funciona o processo de clonagem?

As cópias possuem todas as características físicas e biológicas de seu pai genético. Os cientistas isolaram uma célula e retiraram dela o seu núcleo, assim, juntou-se uma célula a outra e, em seguida, ocorreu a duplicação de ambas, e assim sucessivamente até constituírem um ser.

Por que clonar?

Imagina-se que tal necessidade advém da vontade de reproduzir características de excelência de determinados exemplares de uma espécie em outros menos dotados. Este tipo de clonagem reprodutiva é amplamente aplicada na agricultura e na pecuária, obtendo-se, por exemplo, vacas que produzem mais leite e melhor carne.

DOLLY: o primeiro clone

Embora Dolly parecesse, inicialmente, igual a outras ovelhas do interior da Escócia, havia uma diferença fantástica, Dolly não foi gerada de forma natural, mas produzida artificialmente em laboratório, a partir de uma única célula da mama de uma ovelha adulta. Não houve cruzamento ou, ao menos, inseminação artificial. Dolly é um clone de outra ovelha, uma cópia de outro ser de sua espécie.

Clonar humanos, eis a questão...

Com o sucesso da clonagem animal, começaram a surgir os esperados rumores e preocupações sobre a possibilidade de clonar seres humanos. Tal reação é natural por parte da sociedade, principalmente, quando os avanços da biotecnologia ameaçam mudar a ordem da natureza. Manipular o desenvolvimento natural de um ser humano e desvendar os segredos escondidos nos genes, de alguma forma, agridem as crenças mais profundas que temos com relação às leis naturais, ou às leis de Deus, leis estas que não devem sofrer a interferência humana.

O Brasil e a clonagem

O Ministério da Agricultura anunciou, há pouco tempo, o nascimento do primeiro animal clonado brasileiro, a bezerra Vitória da raça Simental, nascida na Fazenda Sucupira, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A bezerra Vitória é resultado de núcleos transferidos de um embrião de cinco dias coletado de uma vaca Simental pela técnica de transferência de embriões clássica.

Qual a necessidade da clonagem no Brasil?

Alguns estudos de simulação demonstraram que a combinação da clonagem com as demais técnicas de multiplicação animal podem beneficiar programas de conservação e melhoramento animal, possibilitando, também, a reprodução de raças de animais ameaçadas de extinção no território nacional.

A clonagem pode salvar vidas?

Ao longo da vida, o corpo humano pode deixar de funcionar normalmente, cuja falta de determinado composto pode acarretar no aparecimento de doenças graves.

Para exemplificar tal situação, a baixa ou a não produção de insulina pelo corpo pode causar diabetes; tal substância não se compara à forma comercializável. A obtenção de órgãos para transplante é um campo onde a clonagem pode ser extremamente útil, porém, sem certeza absoluta. Em ambos os casos, aplica-se a clonagem terapêutica a serviço da humanidade, porém, há muito o que se pesquisar para provar que tais aplicações são realmente satisfatórias.

Dra. Elisabete Almeida - drabetty@lincx.com.br

LINCX


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos