Câncer/Oncologia/Tumor - Solução benigna para diagnóstico precoce de tumor de mama
Esta página já teve 115.933.441 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.696 acessos diários
home | entre em contato
 

Câncer/Oncologia/Tumor

Solução benigna para diagnóstico precoce de tumor de mama

07/04/2005

 

Sistema desenvolvido na Escola de Engenharia de São Carlos oferece alta precisão no diagnóstico precoce do câncer de mama. Objetivo é fornecer uma segunda opinião aos médicos e evitar a realização de mais exames para detecção dos tumores

Thiago Romero escreve para a Agência Fapesp:

Um programa de computador capaz de identificar o risco de câncer de mama, desenvolvido por pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, pretende complementar o diagnóstico dos exames mamográficos.

Com o objetivo de auxiliar os médicos na identificação precoce dos tumores malignos, o software detecta a presença das lesões e as classifica.

"Os tumores são reconhecidos com uma precisão de cerca de 90%", disse Ana Cláudia Patrocínio, uma das pesquisadoras responsáveis pela elaboração do programa.

O software foi desenvolvido no Laboratório de Análise e Processamento de Imagens Médicas e Odontológicas (Lapimo), sob coordenação do professor Homero Schiabel.

No processo, o paciente passa normalmente pelos exames de mamografia, para que as informações fornecidas pelo médico sejam adaptadas ao software.

A imagem mamográfica é em seguida digitalizada, de modo que o sistema computadorizado de auxílio ao diagnóstico consiga detectar as lesões.

"Por meio do melhoramento do contraste e da resolução da imagem, o software identifica as microcalcificações, que são as primeiras indicações da formação dos tumores, para em seguida classificar o grau de suspeitabilidade do nódulo em benigno ou maligno", explica Ana Cláudia.

A partir daí, o programa divide o grau de malignidade em quatro classes. A primeira não passa de 2% de chance de o tumor ser maligno, enquanto que a última classe apresenta 92% de chances de suspeitabilidade.

Uma das grandes vantagens do sistema é a redução dos exames complementares.

"Na dúvida, o médico costuma encaminhar o paciente para o exame de biópsia e, de cada cem pacientes submetidos a esse exame, apenas 30 apresentam lesões malignas. Por conta disso, o maior propósito do software é fornecer um diagnóstico preciso, na tentativa de diminuir o número de biópsias desnecessárias", acrescenta Ana Cláudia.

Agência Fapesp, 6/4/05

Jornal da Ciência- SBPC


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~