Genética/Clonagem/Terapia gênica - Massachusetts aprova estudos com clonagem
Esta página já teve 115.941.570 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.697 acessos diários
home | entre em contato
 

Genética/Clonagem/Terapia gênica

Massachusetts aprova estudos com clonagem

11/04/2005

 

A Câmara dos Deputados de Massachusetts, estado dos EUA, aprovou na quinta-feira, por larga margem, as pesquisas com células-tronco embrionárias

Dos parlamentares, 117 votaram a favor e 37 contra, colocando o Estado em franca oposição ao governo de George W. Bush, que é contrário a esse tipo de estudo.

A lei, que já tinha sido aprovada um dia antes por margem parecida no Senado estadual, também permitirá a chamada transferência nuclear somática, ou clonagem terapêutica.

A vantagem dessa técnica é produzir um embrião geneticamente idêntico à pessoa que vai receber o tratamento com células-tronco, de maneira que não há rejeição.

O governador do Estado, o republicano Mitt Romney, opõe-se a essa técnica, mas a grande vantagem conseguida pelos defensores da lei faz com que seja improvável um veto por parte dele.

Pesquisadores da Universidade Harvard e do Hospital Pediátrico de Boston, que ficam em Massachusetts, planejam usar a técnica para obter células-tronco e estão entre os grupos de pesquisa mais promissores da área em estudos com animais.

Os deputados que votaram a favor da lei disseram temer que, se o Estado não a aprovasse, esses cientistas se mudariam para a Califórnia ou Nova Jersey, os quais autorizaram esse tipo de pesquisa e criaram incentivos financeiros para ela recentemente.

Um porta-voz do governador disse que ‘a briga ainda não acabou’, e manifestou a esperança de que o Senado e a Câmara não chegassem a um acordo sobre os termos da lei.

(Folha de SP, 2/4/05)

Jornal da Ciência- SBPC


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~