Genética/Clonagem/Terapia gênica - Clone de campeão
Esta página já teve 113.934.244 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.864 acessos diários
home | entre em contato
 

Genética/Clonagem/Terapia gênica

Clone de campeão

20/04/2005

 

Pesquisadores franceses e italianos anunciaram o nascimento do primeiro clone de um cavalo campeão. Pieraz-Cryozootech é geneticamente idêntico a Pieraz, um cavalo árabe, campeão mundial em provas de resistência

Pieraz foi castrado e, portanto, ficou incapaz de se reproduzir. Por isso, os cientistas decidiram fazer a experiência, com o objetivo de produzir uma cria de um animal estéril.

O clone nasceu em 25 de fevereiro, com 42 quilos. O projeto foi uma parceria das empresas Cryozootech, da França, e LTR-CIZ, da Itália. "Ele é perfeito e saudável como sua antecessora Prometea, primeiro clone de um eqüino, nascida em 2003 e hoje com 2 anos", disseram os pesquisadores num comunicado em que fazem referência à égua que marcou o início da clonagem dos cavalos, produzida pelo mesmo grupo.

O novo animal, sustentaram os cientistas que o desenvolveram, é um marco porque "vai permitir restaurar a capacidade de reprodução de um animal estéril em razão da castração".

Pieraz foi campeão mundial de provas de resistência em 1994, na Holanda, e em 1996, nos Estados Unidos. Atualmente, está aos cuidados de sua treinadora e proprietária, Valerie Kanavy, no estado americano da Virgínia. Ele já não compete e, havia sido castrado por questões de segurança. Mas, segundo a Cryozootech, a clonagem permite corrigir o erro da castração de um animal excepcional.

"Abre-se assim a possibilidade de preservar o patrimônio genético de cavalos excepcionais cujos genes são atualmente destinados ao desaparecimento por causa da castração", disseram os pesquisadores.

As corridas de resistência são populares no mundo inteiro e os cavalos dos Emirados Árabes Unidos estão entre os mais conhecidos por sua força.

Atualmente, as regras internacionais não permitem inseminação artificial para a reprodução de cavalos puro sangue de corrida. Segundo os pesquisadores, entretanto, a técnica de clonagem poderá ser útil para outras modalidades esportivas. Além disso, Pieraz pode gerar uma nova geração de campeões.

O Globo, 15/4

Jornal da Ciência- SBPC


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos