Genética/Clonagem/Terapia gênica - Ampliações genômicas
Esta página já teve 113.890.363 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.873 acessos diários
home | entre em contato
 

Genética/Clonagem/Terapia gênica

Ampliações genômicas

20/04/2005

 

O Laboratório de Genômica e Proteômica da Unicamp passa a funcionar a partir desta terça-feira em um novo edifício. O laboratório existe desde 1998 e funcionava dentro do Instituto de Biologia (IB)

Thiago Romero escreve para a ‘Agência Fapesp’:

A idéia é integrar áreas como bioinformática, chips de DNA (microarrays), programas de seqüenciamento, cultura de microrganismos e biologia molecular.

‘Com isso, temos condições de compor tudo o que é necessário para fazer um projeto genoma, desde o tecido do organismo até o processamento de dados e a anotação das seqüências’, explica Gonçalo Pereira, coordenador do laboratório, à ‘Agência Fapesp’.

‘A filosofia do laboratório é reunir um conjunto de centros de excelência multiusuários que prestará serviços aos pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento’, disse. Segundo Pereira, a construção das novas instalações começou a ser planejada em 2001, ‘a partir da nova era da genômica iniciada com o seqüenciamento da Xylella fastidiosa’.

O andar térreo será utilizado para as pesquisas sobre genômica e o andar superior para as pesquisas em proteômica, somando uma área de 600 metros quadrados. Pereira explica que o laboratório foi projetado para sofrer novas ampliações no futuro, se for o caso.

‘Novas tecnologias nos pegam de surpresa. Há dez anos, por exemplo, ninguém falava em genoma. Seqüenciamento de DNA era uma coisa que não existia’, lembra.

Foram gastos cerca de R$ 900 mil na construção do novo prédio. Os recursos foram provenientes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da própria Unicamp.

Agência Fapesp, 19/4

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos