Stress/estresse - Automassagem e stress
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Stress/estresse

Automassagem e stress

04/05/2005
Alivie as tensões com a automassagem


Está sem tempo e dinheiro para uma sessão de massagem? Experimente a automassagem, a arte de massagear o próprio corpo. A técnica é simples e utiliza os mesmos princípios da acupuntura e shiatsu. É recomendada, principalmente, como método preventivo de dores, mal-estar e tensões, por exemplo. O interessante é que você pode massagear seu corpo em qualquer ambiente, inclusive no trabalho.

A automassagem contribui até para a melhora da auto-estima, pois você aprende a se conhecer. Para as pessoas que possuem excesso de peso o ideal é trabalhar os pontos que ajudam a aliviar a ansiedade que são os da orelha e o segundo dedo do pé, aquele que fica ao lado do dedão. Rodolfo Correa Lima, diretor do Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas, conta que é exatamente nesse dedo que termina o meridiano do estômago, massageando-o, por três minutos, você ficará mais tranqüila e com certeza não comerá demais.

Dari Brachtvogel, fisioterapeuta, diz que além dos momentos de ansiedade, muitas vezes as pessoas desencadeiam o excesso de peso graças ao estresse. Com a automassagem é possível aliviar tensões, descongestionando as terminações nervosas, melhorando também a circulação linfática, sanguínea e energética.

O poder da energia

Quando a energia não flui direito o corpo pode manifestar esse bloqueio em forma de uma dor de cabeça, por exemplo. Com a automassagem você facilita e libera o fluxo de energia corporal. Para acabar com a dor de cabeça, basta pressionar por três minutos, com o polegar, a curva da mão entre os dedos polegar e indicador. Durante esse período o organismo envia uma mensagem para o cérebro solicitando a produção de endorfina para aliviar a dor.

“As pessoas possuem o poder da autocura, mas para isso é preciso estimular os pontos certos. A automassagem trata-se de uma terapia complementar e deve ser utilizada como forma de prevenção. É importante que, além disso, as pessoas tenham uma alimentação saudável e pratique atividade física”, explica o professor Rodolfo.

“Não há segredos ao praticar a automassagem, há livros sobre o assunto, entretanto você também pode passar por um curso que normalmente possui duração de trinta horas”, recomenda Alexandre Amatuzzi Barros, massoterapeuta e professor do Senac São Paulo.

Relaxe com a automassagem

Para relaxar, numa bacia com água morna, coloque um punhado de sal e cubra o fundo com bolinhas de gude. Sente-se e coloque os pés dentro d’água e mexa os pés para trás e para frente. É muito relaxante, pois estimula a produção de endorfina. Na hora de tomar banho prefira as esponjas vegetais, massageando bem todo o corpo, principalmente pontos doloridos, para aliviar a tensão.

“Para aliviar o estresse uma outra dica é massagear os ombros ou mesmo os pés, pois eles possuem ligação com todos as áreas do corpo, ativando o funcionamento dos órgãos. Se você trabalha o dia todo com o computador, massageie os braços no decorrer do dia, desta forma aumentará a circulação sangüínea nessa região. No trabalho é recomendado fazer uma pausa de duas em duas horas para aliviar tensões”, explica Alexandre Barros.

É sempre muito bom cuidar do corpo. A massagem é um investimento próprio. Não adianta se preocupar com a casa, o carro, se não estiver de bem com você mesma. Além da automassagem, quando puder, faça sessões de massagem também, o ideal é fazer de duas a três vezes por semana.

Aprenda a massagear algumas regiões do corpo

  • Cabeça – Coloque os polegares na base da cabeça, bem onde começa o pescoço. Em seguida apóie os outros dedos também no crânio. Pressione os polegares fazendo movimentos circulares. Aperte também os três dedos do meio na testa, laterais da cabeça e nuca. Isso contribui para aliviar dores de cabeça;
  • Braços – É possível aliviar a ansiedade esfregando o punho com o dedão realizando movimentos circulares;
  • Mãos – Alongue-se com a palma das mãos para fora. Em seguida, com a palma para dentro. Pressionar a ponta do dedo mínimo contribui para aliviar tensões do decorrer do dia;
  • Abdômen - É possível ativar a sexualidade com toques ao redor do umbigo e quatro dedos abaixo dele, além do bom funcionamento do estômago e intestino, por exemplo;
  • Pernas – Massagear com movimentos circulares a região da coxa, pode auxiliar a aliviar a depressão;
  • Pés – Faça compressões com os polegares na sola do pé. Massagear o peito dos pés, com a lateral do dedo indicador, ajuda a aliviar cólicas menstruais. Você pode também fazer massagens na sola dos pés com a ajuda de uma bolinha de tênis por cinco minutos, isso contribui para ativar todos os pontos do corpo além de trazer energia.

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Publicado por: Dra. Shirley de Campos
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