Metais Pesados / Transição - Peixes com alto teor de mercúrio fazem mal à saúde
Esta página já teve 88.949.685 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 26.987 acessos diários
home | entre em contato
 

Metais Pesados / Transição

Peixes com alto teor de mercúrio fazem mal à saúde

13/06/2003
Peixes com alto teor de mercúrio fazem mal ao coração

BBC - Comer certos tipos de peixe, como tubarão, peixe-espada, cavalinha e marlim, que contêm alta concentração de mercúrio, pode aumentar os riscos de ataque cardíaco.

O alerta foi feito por um grupo de pesquisadores de vários países que descobriram que a ingestão de mercúrio pode estar ligada a uma maior incidência de doenças do coração.

Outros tipos de pescado, como atum fresco ou congelado, contêm mercúrio, mas em concentração mais baixa.

Os resultados da pesquisa não invalidam a recomendação tradicional de que se deve comer peixe duas vezes por semanas, apenas alerta que as espécies com alta concentração de mercúrio devem ser evitadas.

Unhas

O estudo foi feito através da análise química das unhas de 1,4 mil homens de oito países europeus e de Israel.

Metade do grupo que participou da pesquisa havia sofrido ataque cardíaco, a outra metade não.

A análise da unha é considerada uma forma confiável de se determinar se alguém foi exposto por um longo período ao material químico.

O estudo mostrou que homens que sofreram ataque cardíaco apresentaram uma concentração de mercúrio nas unhas, em média, 15% superior à dos homens sem histórico de problemas cardíacos.

A pesquisa diz que "evitar a exposição ao mercúrio é uma recomendação comum feita a mulheres grávidas, mas esse alerta deveria ser estendido a toda a população adulta".

Os pesquisadores concluíram que os benefícios ao coração associados a uma dieta rica em peixes podem ser anulados se esses peixes tiverem uma concentração de mercúrio considerada alta.

Pesquisas anteriores, por exemplo, haviam mostrado que os chamados ácidos graxos ômega-3 – a gordura presente na maioria dos peixes– protegem o coração da formação de coágulos e de enfartes.

"A ingestão semanal de duas a quatro porções de peixes com baixo teor de mercúrio, como o salmão e pequenos peixes oceânicos, ainda é recomendável como forma de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares", diz o estudo, publicado no New England Journal of Medicine
29/11/2002


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos