Medicina Esportiva/Atividade Física - Tai Chi Chuan
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Medicina Esportiva/Atividade Física

Tai Chi Chuan

23/05/2005
Trabalhando o corpo e a mente

Agrupar em uma única atividade física, exercícios que contribuem para o bem-estar do corpo e da mente é o que você encontra ao praticar o Tai Chi Chuan. Uma arte marcial chinesa criada por volta do ano de 1.200, que além de contribuir para o aumento da flexibilidade e força muscular, é um excelente antiestresse e queima, em média, 300 calorias em uma hora de aula.

Segundo a lenda chinesa, o Tai Chi Chuan foi criado pelo mestre taoista Chang San Feng, depois de observar o combate entre uma garça e uma serpente. Durante a luta, os animais reuniam flexibilidade e força bruta.

“O Tai Chi Chuan trabalha o fortalecimento corporal, o equilíbrio das emoções e exercita a atenção. Em um primeiro momento, o principal objetivo da técnica era tornar-se, exclusivamente, uma arte de defesa pessoal, mas no decorrer do tempo os mestres descobriram a eficácia do Tai Chi Chuan como forma de tratamento à saúde”, conta Bruno Kelson, professor de Tai Chi Chuan e Chikun.

Diariamente as pessoas enfrentam congestionamentos gigantescos, discussões no trabalho, fila no supermercado, entre outros conflitos e situações de estresse comuns do cotidiano. O Tai Chi (energia suprema – fusão do yin e yang) Chuan (agilidade, flexibilidade e punho) ensina e ajuda o ser humano a resolver os problemas sem muito desgaste. A maioria das pessoas que busca essa atividade é de profissionais liberais com elevado nível de estresse.

Os movimentos parecem uma coreografia. No início da aula há um aquecimento e em seguida são passados os exercícios. Cada um está relacionado à natureza e mitos chineses, como você pode identificar nos nomes - a garça abre as asas, montar o tigre, brandir as mãos nas nuvens. A realização desses movimentos de forma circular, contínua e lenta, colabora para o equilíbrio e revitalização das funções dos órgãos.

Movimentos do Tai Chi Chuan

  • São suaves e as formas circulares devem ser executadas em um mesmo ritmo;
  • O equilíbrio é fundamental, na hora da atividade é importante não inclinar para nenhum dos lados;
  • O tronco deve ficar ereto e o peso do corpo no meio dos pés, assim você não irá cansar.

Para praticar o Tai Chi Chuan é aconselhável usar uma roupa confortável que não impeça os movimentos, e calçar uma sapatilha leve. Duas aulas por semana custam, em média, R$ 120,00 por mês.

No processo de emagrecimento

“Os exercícios lentos e a respiração profunda são excelentes, principalmente, durante o processo de emagrecimento, pois além de exercitar o corpo ajudam a controlar a ansiedade. Sem contar que uma hora de Tai Chi Chuan pode ser comparada a uma caminhada de quatro quilômetros”, explica Maria Ângela Soci, diretora da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental.

Já o professor Bruno Kelson, revela que, no processo de emagrecimento, a palavra que melhor descreve a prática do Tai Chi Chuan é consciência. “Os movimentos são observados durante toda a aula e isso se torna comum também no cotidiano. Até na hora de escolher os alimentos para comer, por exemplo, você fica mais atenta e exigente, começa a perceber que alguns ingredientes são dispensáveis no cardápio. Inconscientemente o organismo rejeita comidas gordurosas”.

Pratique Tai Chi Chuan

As vantagens do Tai Chi Chuan são inúmeras, tanto para o corpo quanto para mente. Outro fator importante é a desintoxicação orgânica, ele faz você transpirar bastante, estimula o metabolismo e restaura o funcionamento dos órgãos. Confira outras vantagens proporcionadas por essa arte milenar.

  • Diminui problemas articulares;
  • Regula as funções cardiovascular, respiratória, digestiva e hormonal;
  • Aumenta a flexibilidade e força muscular;
  • Desenvolve a coordenação motora;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Alivia o estresse;
  • Auxilia na diminuição da ansiedade;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Colabora no tratamento da osteoporose;
  • É utilizado no tratamento da depressão.

Na China é comum ver homens, mulheres e crianças praticando o Tai Chi Chuan todas as manhãs, com objetivo de melhorar a forma física e mental. Estudos publicados no ocidente e no oriente mostram que mesmo sendo um exercício de baixa velocidade, o Tai Chi Chuan ainda contribui para saúde cardiovascular e a forma física das pessoas, além de aliviar os estados depressivos.

“As pessoas que praticam o Tai Chi Chuan, chegam na velhice com mais disposição e saúde. A capacidade de concentração é grande, os ossos continuam fortes e as juntas permanecem bem flexíveis”, finaliza Maria Ângela.

Especialistas consultados

- Maria Ângela Soci – www.sbtcc.org.br – (11) 3884-8943
- Bruno Kelson – www.taoismo.org.br – (21) 2225-2887
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