Otorrinolaringologia/ORL/Fono - Nistagmo à Movimentação da Cabeça Depende da Gravidade
Esta página já teve 115.783.544 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.699 acessos diários
home | entre em contato
 

Otorrinolaringologia/ORL/Fono

Nistagmo à Movimentação da Cabeça Depende da Gravidade

31/05/2005
 




No déficit vestibular periférico agudo unilateral,  o nistagmo espontâneo (NE) horizontal aumenta quando os pacientes deitam sobre o ouvido afetado. Este fenômeno indica uma redução ipsilesional da função do otólito  que normalmente suprime os sinais do canal semicircular.

 

Em um artigo publicado recentemente na revista Journal of the Association for Research in Otolaryngology, os autores investigaram se o nistagmo à movimentação da cabeça  (NMC) em pacientes com déficit vestibular crônico unilateral após  neurite vestibular é influenciado pela gravidade da mesma forma que o NE em pacientes graves.

 

Através de uma mesa giratória tridimensional (3-D),  os pacientes (n = 7) foram colocados em diferentes posições do corpo ao longo de um plano rotatório e oscilatório (1 Hz, ±10°) sobre o seu eixo vertical fixado pela cabeça.  Os movimentos dos olhos foram registrados com imagem 3-D. 

 

O NMC foi modulado pela gravidade: quando os pacientes deitavam sobre o lado afetado, a velocidade ocular na fase lenta significativamente aumentou com a movimentação da cabeça e consistiu de movimento horizontal na direção do ouvido afetado (média: 1.2°/s ± 0.5 DP), o qual foi adicionada ao NE independente da gravidade.

 

Os autores concluíram que o NMC em pacientes com déficit vestibular crônico periférico unilateral é melhor elucidado quando os pacientes estão deitados sobre o ouvido afetado. Isto sugere um mecanismo dependente da gravidade similar àquele observado no NE em pacientes graves, ou seja, uma supressão assimétrica de nistagmo vestibular por órgãos dos otólitos unilateralmente disfuncionais.

Head-Shaking Nystagmus Depends on Gravity - Journal of the Association for Research in Otolaryngology 2005 Mar 2 (online)


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~