Dietas/Emagrecimento - Diverticulose- dieta
Esta página já teve 113.946.599 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.867 acessos diários
home | entre em contato
 

Dietas/Emagrecimento

Diverticulose- dieta

04/07/2005
Quais as recomendações nutricionais para portadores de diverticulose?

A diverticulose é uma doença caracterizada pela presença de numerosos divertículos no intestino, principalmente no cólon sigmóide. O divertículo é um apêndice patológico formado por hérnia da mucosa. Contribuem com o desenvolvimento da diverticulose a diminuição da atividade física, o mau funcionamento intestinal, a idade avançada e alguns fatores dietéticos, como o baixo conteúdo de fibra. As complicações da doença são sangramento, hábitos intestinais alterados e diverticulite (inflamação do divertículo, causada por material fecal estagnado).

Em indivíduos acometidos pela diverticulose, a intervenção dietética, com aumento gradual do consumo de fibras na alimentação e da ingestão de água, pode ajudar a aliviar os sintomas na maioria dos pacientes. Em doentes com diverticulose aguda, pode ser indicada dieta oral ou enteral elementar, que reduz os resíduos alimentares no intestino, o que facilita a digestão e a absorção dos nutrientes. Nos casos mais complicados, pode ser fornecida a nutrição parenteral, retornando-se gradualmente para a dieta com alto teor de fibra.


Bibliografia (s)

Beyer PL. Terapia Clínica Nutricional para Distúrbios do Trato Gastrointestinal Baixo. In: Mahan LK, Escott-Stump S. Krause alimentos, nutrição & dietoterapia. 10 ed. São Paulo; Roca, 2002. p.643-70.

Disorders of Gastrointestinal Function. Disponível em: http://connectiondev.lww.com/Products/porth7e/documents/PDFs/Ch39.pdf. Acessado em 29-06-05.
Autor(a):       Camila Garcia Marques
 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos