Genética/Clonagem/Terapia gênica - Os "promotores" da regulação gênica
Esta página já teve 115.719.073 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.704 acessos diários
home | entre em contato
 

Genética/Clonagem/Terapia gênica

Os "promotores" da regulação gênica

05/07/2005

Os "promotores" da regulação gênica

artigo de Eloi S. Garcia

Não resta dúvida de que a medicina está caminhando em direção a idéia de usar marcadores genéticos para diagnósticos e prognósticos, e determinar terapias personalizadas, conhecidas com o nome de farmacogenômica

Eloi S. Garcia é pesquisador e ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz e membro da Academia Brasileira de Ciência. Artigo enviado pelo autor ao "JC e-mail":

A revista "Nature" recentemente divulgou informações sobre a seqüência de mais de 10.000 regiões do DNA humano que funcionam como reguladores ("promotores"), "ligando" ou "desligando" genes em fibroblastos - células do tecido conjuntivo.

Neste estudo, pesquisadores da Universidade da Califórnia de San Diego e Los Angeles, desenvolveram um método analítico eficiente para identificar centenas de seqüências que funcionam como "promotores" nestas células.

Os "promotores" são regiões do DNA que "ligam" ou "desligam" a expressão de genes. Sabendo-se onde se encontram os "promotores" pode-se investigar como os genes funcionam em um determinado tipo de célula.

Os genes são definidos por sua capacidade de produzir proteínas. Assim, os "promotores" são seqüências críticas de DNA para o metabolismo celular, que controlam quando e onde produtos da expressão gênica podem ser sintetizados.

Praticamente todas as células de um organismo contêm a mesma informação genética. No entanto, a compreensão dos mecanismos de controle da expressão gênica leva ao entendimento de como as células são programadas para realizar funções especializadas.

Sabe-se que o genoma humano é composto de aproximadamente 25.000 genes e que nem todos os genes são expressos em células de tecidos diferentes. Células cardíacas expressam algumas informações diferentes das células cerebrais ou hepáticas.

Assim, a atividade controlada dos genes em determinado tempo determina qual a função da célula ou tecido. Por exemplo, cerca de 7.000 a 8.000 genes humanos são expressos no tecido cerebral e os demais genes são "inativados".

As seqüências de DNA que controlam cerca de 8.000 genes ativos nos fibroblastos fazem parte de um sistema de regulação bioquímica do desenvolvimento deste tecido e, talvez, do crescimento de outros tipos celulares, tecidos e órgãos.

No artigo da "Nature" foram identificados 10.567 "promotores" ativos, 6.091 dos quais eram totalmente desconhecidos previamente pelos cientistas. Estes dados estão disponíveis gratuitamente "online" em bancos de dados públicos.

Para realizar este trabalho, os pesquisadores planejaram e desenvolveram um processo baseado na tecnologia do "microarray", acoplado a algoritmos computacionais sofisticados que processavam grandes amostras de dados coletados nos experimentos.

No artigo foram reportados que "promotores" múltiplos freqüentemente controlavam um simples gene, adicionando um novo conhecimento ao já complexo mecanismo de regulação da expressão gênica.

Também foram revelados "promotores" ligados a seqüências de DNA que previamente não eram reconhecidas como genes e sim regiões consideradas de DNA lixo. No entanto, não se sabe ainda a significância destes dados.

Esta compreensão é vital para a determinação da causas genéticas e, possivelmente, das soluções genômicas, das doenças. A identificação deste grande número de "promotores" significa que estamos no início das respostas a estes tipos de questões.

Não resta dúvida de que a medicina está caminhando em direção a idéia de usar marcadores genéticos para diagnósticos e prognósticos, e determinar terapias personalizadas, conhecidas com o nome de farmacogenômica.

 

Jornal da Ciência- SBPC

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~