Tabagismo/Fumo/Cigarro - Fumar na gravidez pode gerar comportamento anti-social no filho
Esta página já teve 113.922.079 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.867 acessos diários
home | entre em contato
 

Tabagismo/Fumo/Cigarro

Fumar na gravidez pode gerar comportamento anti-social no filho

03/08/2005

As mulheres que fumam durante a gravidez correm o risco de que seus filhos tenham comportamentos anti-sociais, segundo relatório publicado pela revista especializada "British Journal of Psychiatry".

O estudo constatou que as mães fumantes expõem seus futuros filhos a altas concentrações de nicotina, o que pode alterar o desenvolvimento normal do cérebro.

Os pesquisadores associaram diretamente o fumo durante a gravidez ao transtorno conhecido como déficit de atenção e hiperatividade. Os especialistas estudaram 723 casais de gêmeos idênticos e 1.173 não idênticos.

Tanya Button, do Instituto de Psiquiatria de Londres, disse que a mensagem mais clara do relatório é que é preciso evitar totalmente o tabaco durante a gravidez.

Um segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Aarhus, em Copenhague, e publicado na revista Pediatrics, vai também nessa direção. Segundo o levantamento, as futuras mães correm um risco três vezes maior de ter filhos com transtornos de hiperatividade se fumarem durante a gravidez.

EFE


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos