Tabagismo/Fumo/Cigarro - Tabagismo e a capacidade pulmonar
Esta página já teve 110.824.406 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.762 acessos diários
home | entre em contato
 

Tabagismo/Fumo/Cigarro

Tabagismo e a capacidade pulmonar

19/08/2005

 

Filhos de fumantes correriam mais risco de adquirir o vício se tiverem maior capacidade pulmonar

Filhos de pais que fumam têm mais chances de se tornar fumantes, principalmente se tiverem uma grande capacidade pulmonar, revelou um estudo publicado pela revista da Associação Médica Canadense.

Os autores afirmam que, se "a pressão dos amigos e o tabagismo dos pais podem desempenhar um papel, fatores fisiológicos como o volume dos pulmões foram identificados".

Os pesquisadores demonstraram que, quanto mais elevado for o nível de cotinina (um subproduto da nicotina que se encontra na saliva) nas crianças, mais chances têm de se tornar fumantes na adolescência. Este nível depende de sua capacidade pulmonar.

Quanto maior for esta capacidade, mais fumaça vão inalar como fumantes passivos, fator que favorece o desenvolvimento da dependência ao cigarro e aumenta o risco de fumar na adolescência.

"Se esta conclusão se confirmar com estudos posteriores, se explicará parcialmente como o tabagismo é transmitido de uma geração para outra", concluiu o estudo.

A pesquisa, realizada por dois cientistas da Universidade de Manitoba, envolveu 191 crianças e adolescentes que foram interrogados em diferentes etapas durante vários anos.

Estado de São Paulo, 19/08/05


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos