Genética/Clonagem/Terapia gênica - Genômica
Esta página já teve 117.088.635 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.654 acessos diários
home | entre em contato
 

Genética/Clonagem/Terapia gênica

Genômica

06/09/2005
Professor Bernardo Beiguelman será o homenageado especial do evento
(foto: Unicamp)
 

A vez da genômica


06/09/2005

Agência FAPESP - Como é tradição, enquanto a independência do Brasil é comemorada, os geneticistas do país se reúnem no Congresso Brasileiro de Genética. A 51ª edição do evento será realizada em Águas de Lindóia, interior de São Paulo, mais uma vez durante a Semana da Pátria. Cerca de 3 mil pessoas são esperadas no evento.

Logo na cerimônia de abertura, na noite desta quarta-feira (7/9), haverá uma homenagem ao geneticista Bernardo Beiguelman, da Universidade Estadual de Campinas. Um dos primeiros a literalmente colocar o pé no campus de Barão Geraldo, no interior de São Paulo, quando apenas estradas enlameadas existiam por lá, deu muitas contribuições para esse campo do conhecimento. No ano passado, ele foi agraciado com o título de professor emérito.

Sob o tema principal Da bioestatística à bioinformática – A era da genômica, o congresso de genética deste ano termina no sábado (10/9). Durante os três dias, segundo o professor Francisco Salzano, atual presidente da Sociedade Brasileira de Genética, estão programados 14 cursos, 32 conferências, 30 simpósios e duas sessões de painéis. As principais atividades do congresso terão cobertura especial da Agência FAPESP.

Os geneticistas e organizadores do evento também vão escolher, entre os trabalhos inscritos por estudantes, os vencedores dos cinco prêmios programados: Prêmio Sílvio de Almeida Toledo Filho (genética da conservação animal); Prêmio Alcides Carvalho (melhoramento genético vegetal); Prêmio Paulo Sodero Martins (evolução vegetal); prêmio iniciação científica; e prêmio pós-graduação.

Entre os temas em debate, além das ferramentas criadas nos últimos anos pelos bioinformatas, como prevê o tema central do congresso, vários aspectos da genética serão abordados. Desde a conservação das preguiças brasileiras, passando pelos principais aspectos da genética vegetal e chegando até as descobertas recentes da genômica que vão poder ajudar no tratamento clínico dos pacientes.

O site oficial do 51º Congresso Brasileiro de Genética é: http://www.sbg.org.br/51Congresso/51CBG.htm


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos