Genética/Clonagem/Terapia gênica - Análise de polimorfismo de DNA ligado ao gene CFTR e fibrose cística
Esta página já teve 115.744.394 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.703 acessos diários
home | entre em contato
 

Genética/Clonagem/Terapia gênica

Análise de polimorfismo de DNA ligado ao gene CFTR e fibrose cística

29/09/2005
Detecção indireta de portadores de fibrose cística em duas famílias pela análise de polimorfismo de DNA ligado ao gene CFTR

Riveros K N, Rios H J.

Programa de Biologia Celular y Molecular, ICBM, Facultad de Medicina, Universidad de Chile, Santiago, Chile.

Análise molecular genética é o único método que permite a detecção correta de portadores de fibrose cística (CF). Por outro lado, esta aplicação é restrita a aquelas famílias em que a criança afetada apresenta uma mutação conhecida. Desde que muitas crianças chilenas com CF já estudadas são heterozigotas e carregam uma mutação ainda não caracterizada, a identificação direta de portadores é limitada. Análise de linkage do tamanho da restrição do fragmento polimórfico (RFLP), usando marcadores de DNA proximamente ligados ao gene CFTR, é uma ferramenta útil para a detecção de portadores em famílias em que o paciente é carregador de uma mutação desconhecida. O objetivo foi enfatizar a utilidade dos marcadores KM19 e MetH na análise do RFLP em genealogias estendidas para identificar portadores de mutações desconhecidas.

Foram selecionadas três famílias em que um caso índice foi identificado como mutação desconhecida / EthF-508 não pode ser identificada como portador heterozigoto ou homozigoto normal. Caracterização haplóica de marcadores KM19 e MetH foi realizada pela amplificação de PCR do DNA genômico, seguido digestão enzimática de restrição específica de alelo.

Parentes de duas famílias foram identificados como portadores e um parente da terceira família foi identificado como normal.

CONCLUSÃO

Análise haplóica de KM19 e MetH fornece um método rápido para detecção de portadores nas famílias em estudo. A análise pode ser usada como um suplemento ao diagnóstico genético direto e pode ser útil para o aconselhamento genético.

Fonte: Rev Med Chil. 2005 Jun;133(6):648-54. Epub 2005 Jul 22 Espaço Médico Real


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~