Genética/Clonagem/Terapia gênica - Cientistas vão analisar 'genes' de oito grandes doenças
Esta página já teve 115.950.102 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.693 acessos diários
home | entre em contato
 

Genética/Clonagem/Terapia gênica

Cientistas vão analisar 'genes' de oito grandes doenças

01/10/2005
 
Cientista
Cientistas vão comparar DNAs de pessoas saudáveis e portadores de doenças
Pesquisadores britânicos vão analisar quase 20 mil amostras de DNA em uma busca para encontrar os sinais genéticos de oito grandes doenças.

Vinte e quatro geneticistas vão participar do projeto de 9 milhões de libras (cerca de R$ 36 milhões) que será financiado por um braço da empresa farmacêutica Wellcome, a Wellcome Trust.

Os cientistas vão analisar o material em busca de sinais genéticos que indiquem propensão ou vulnerabilidade à tuberculose, diabetes dos tipos 1 e 2, artrite, doença de Crohn, colite ulcerativa, desordem bipolar e hipertensão.

Espera-se que o projeto leve a um melhor entendimento de quem sofre risco de contrair uma das doenças, além de contribuir no desenvolvimento de tratamentos.

Os pesquisadores da Wellcome Trust Case Control Consortium (WTCCC) vão analisar 2 mil amostras de DNA de pacientes da cada uma dessas doenças, que serão comparadas a amostras de 3 mil pessoas saudáveis para identificar as diferenças genéticas entre eles.

Apesar de o genoma humano ser formado por mais de 3 bilhões de bases químicas, cientistas já sabem que a maior parte dele é idêntica em todo mundo.

O projeto vai examinar 675 mil pontos onde variações chave ocorrem.

Marco

O professor Peter Donnelly, do Departamento de Estatísticas da Universidade de Oxford - um dos centros onde será realizado o estudo - explicou que "para tratar uma doença de forma efetiva, precisamos entendê-la".

Donnelly, que vai chefiar a equipe de cientistas, disse que "se conseguirmos identificar os gatilhos genéticos comuns para essas doenças, teremos um apoio no ciclo biológico e isso nos deixará melhor situados para entender completamente o que acontece com cada uma dessas doenças e quem pode estar mais propenso a contraí-las."

"Isso deve abrir a porta para nós desenvolvermos melhores exames de diagnóstico e ajudar a desenvolver melhores tratamentos."

"Uma doença única nunca foi objeto de uma análise genética tão intensa. O fato de que estamos analisando oito doenças ao mesmo tempo ressalta a importância deste programa e o progresso feito neste campo."

Mark Walport, diretor da Wellcome Trust, disse que "este projeto pioneiro é possível por causa do seqüenciamento do genoma humano".

"A esperança é que com o conhecimento que ganharmos dessas doenças nós sejamos capazes de fazer um progresso real no combate a elas."

Em um segundo projeto, os cientistas vão analisar 15 mil posições onde variações chave ocorrem para procurar variações genéticas relativas a outras quatro doenças - câncer de mama, doença autoimune da tiróide, esclerose múltipla e espondilite anquilosante.

 

www.bbc.co.uk


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~