Medicina Esportiva/Atividade Física - Badminton
Esta página já teve 111.072.875 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.782 acessos diários
home | entre em contato
 

Medicina Esportiva/Atividade Física

Badminton

08/10/2005


É o esporte de raquete mais rápido do mundo. A evolução da técnica e dos materiais de competição tornaram a sua velocidade impressionante. As raquetes podem rebater a peteca a até 260km/h de um lado a outro da quadra, dividida por uma rede a 1,55m do chão.
Disputado preferencialmente em quadra coberta, o jogo consiste em uma melhor-de-três games de 15 (para duplas ou simples masculino) ou 11 pontos (para simples feminino). Sua origem vem de um esporte disputado com os pés e uma peteca na China do século V antes de Cristo, o Ti Jian Zi. Cinco séculos depois, um jogo chamado battledore (as antigas raquetes) e shuttlecock (as petecas) se popularizou em lugares como China, Japão, Índia e Grécia. No século XVI, a nobreza européia adotou como passatempo o jeu de volant ("jogo da roda", em francês, em oposição ao jeu de paume, o "o jogo da palma", que originou o tênis, em que uma bolinha era rebatida com a palma da mão).
Mas foi o poona, jogado na Índia no século XIX, que foi levado para a Inglaterra por oficiais do exército britânico e introduzido pelo Duque de Beaufort na sua propriedade chamada pelo nome que acabaria batizando a versão moderna do esporte: Badminton.

www.cob.org.br

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos