Medicina Esportiva/Atividade Física - Glutamina
Esta página já teve 111.025.946 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.777 acessos diários
home | entre em contato
 

Medicina Esportiva/Atividade Física

Glutamina

08/10/2005

A glutamina e a alanina são aminoácidos não essenciais, ou seja, o nosso organismo esta apto a sintetiza-los.

Estes aminoácidos livres, particularmente a glutamina, são os mais encontrados no músculo, perfazendo aproximadamente 50% de todos os aminoácidos livres; a alanina perfaz aproximadamente 10%.

Os níveis de glutamina são altamente correlacionados com o processo de síntese protéica no músculo. Durante o treinamento, grandes quantidades de glutamina e alanina são solicitadas do músculo. Dependendo da intensidade do esforço, solicita-se mais aminoácido do que existe á disposição no músculo.

A perda de glutamina e alanina acaba por exigir que outros aminoácidos, particularmente os BCAA'S, sejam recrutados para refazê-las.

Como o glicogênio e a creatina, a glutamina atrai para dentro da célula eletrólitos e água, causando aumento de volume muscular.

Desta forma existe uma tendência muito recente de adicionar glutamina em alguns complementos, suplementos protéicos e gainers em particular, para que esta aja como agente anti-catabólico e suporte o crescimento muscular, mas a quantidade efetiva a ser administrada ainda não é conhecida. de qualquer forma este complemento promete.

www.cbcm.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos