Ortopedia/Fisioterapia/Coluna/T.O. - Meniscos
Esta página já teve 111.040.221 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.781 acessos diários
home | entre em contato
 

Ortopedia/Fisioterapia/Coluna/T.O.

Meniscos

08/10/2005
Menisco

 
    Os meniscos medial e lateral são placas fibrocartilaginosas e atuam como ABSORVENTES DE CHOQUE. Eles auxiliam  diretamente na estabilização da articulação aprofundando as áreas articulares da tíbia, servindo como transmissor de forças aumentando tanto a área de superfície articular como  também a eficiência da lubrificação articular.
    Suas faces superiores são ligeiramente côncavas para os côndilos, enquanto as faces inferiores, que repousam sobre a tíbia são mais planas.
     As bordas externas estão fixadas à cápsula fibrosa da articulação do joelho e através dela às faces articulares da tíbia.
     As fibras capsulares que fixam as bordas espessas e convexas dos meniscos aos côndilos tibiais são denominadas ligamentos coronários. Já o ligamento que une as bordas anteriores dos dois meniscos é conhecido como ligamento transverso do joelho. Essa conexão permite que se movimentem juntos durante os movimentos do fêmur sobre a tíbia.
     As bordas periféricas dos meniscos são vascularizadas, enquanto as bordas não fixadas e delgadas, no interior da articulação são avasculares.

 
Menisco Medial

    Essa cartilagem em forma de C, quase circular, adapta-se ao côndilo lateral da tíbia mais circular. O menisco lateral é menor e tem mais mobilidade que o medial, mas recobre uma área maior da face articular. O tendão do músculo poplíteo separa-o do ligamento colateral fibular.
     Uma forte fita tendínea, denominada ligamento meniscofemural, une o menisco lateral ao ligamento cruzado posterior e o côndilo medial ao fêmur.
     O tendão e a bolsa do músculo poplíteo interpõem-se entre o menisco lateral e este ligamento.

www.eefd.ufrj.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos